Artigo Anais IV CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

ANSIEDADE DOS IDOSOS NO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO: REVISÃO SISTEMÁTICA.

Palavra-chaves: IDOSO, ANSIEDADE, ASSISTÊNCIA ODONTOLÓGICA Pôster (PO) Odontogeriatria
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Publicado em 24 de setembro de 2015

Resumo

(INTRODUÇÃO) A população idosa vem aumentando consideravelmente no mundo inteiro, junto a isso vem à necessidade de uma adequada assistência e no que se refere ao atendimento odontológico, tem-se a ansiedade se apresentando como um sentimento desagradável de medo e com isso retardando a procura de cuidados à saúde bucal. (OBJETIVO) Assim, este trabalho tem como objetivo, descrever o que se tem publicado nos últimos cinco anos sobre a ansiedade dos idosos no tratamento odontológico. (METODOLOGIA) É um estudo de revisão sistemática, descritivo com pesquisa em banco de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com palavras-chaves Idoso “and” Dentista, após os critérios de inclusão e exclusão foi obtido 43 publicações. Os dados foram coletados em Julho de 2015, seguidos de uma leitura detalhada de cada artigo, para assim analisar a ansiedade ao tratamento odontológico e os diversos achados mediante a temática. (RESULTADOS E DISCUSSÕES) Foi possível identificar que todas as pesquisas envolveram os sujeitos, idosos em atendimento odontológico ou planejamento para esse fim, sendo observado suas experiências, vivências e percepções mediante a ansiedade, com instrumentos quantitativos, questionários de auto avaliação, semiestruturados, de perguntas abertas e fechadas, e escalas, como: Analógico Visual, Ansiedade de Corah, Inventário de Beck, e Escala de Ansiedade Dental. Em que existe a ansiedade pré-cirúrgica e percepções de dor cirúrgicas, implantes e procedimentos protéticos na realidade dos idosos. (CONCLUSÃO) Portanto, a pesquisa confirma um impacto negativo ao aumento dos níveis de ansiedade nos procedimentos odontológicos, na percepção da dor e do processo de recuperação, se tornando um desafio mútuo que exige interação entre funcionários e pacientes, envolvendo comunicação verbal e não-verbal, refletindo o respeito, atenção e empatia.

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