INTRODUÇÃO: A atenção Básica como componente do Sistema Único de Saúde se apresenta como um pilar sólido e consistente na assistência prestada a seus clientes por meio da promoção de saúde e prevenção de agravos e doenças. Esta deve estar preparada para o atendimento a diversos públicos, entre eles a Assistência a Saúde do idoso. Entendendo esse papel supracitado e a inserção da Enfermagem como peça basilar nesse processo, vai-se ao encontro da ideia quando, através de uma abordagem fenomenológica, conseguem mostrar a importância da Enfermagem enxergada na perspectiva do público idoso citando a atuação desses profissionais em atividades como: palestras, dar orientações, ensinar como viver melhor, participar do grupo, fazer brincadeiras, dar motivação e ajudar a se entender melhor.Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivida como acadêmica do curso de Enfermagem em um estágio numa UBSF, acerca de uma atividade educativa realizada com idosos e como a Enfermagem possui papel fundamental no envolvimento com diversos públicos na atenção básica. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, que é direcionado especificamente à área de Saúde do Idoso. A experiência foi baseada em uma atividade educativa realizada por discentes de Enfermagem na UBSF Bairro das cidades I, no bairro das cidades, na cidade de Campina Grande-PB, realizada no dia 5 de fevereiro de 2014. Tal atividade foi proporcionada pelas atividades práticas do componente curricular “Saúde do Idoso”, que é ministrado durante o 6° semestre do curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – PB, supervisionada por um docente.RESULTADOS E DISCUSSÃO: O tema da atividade educativa foi: “Estourando conhecimentos na Saúde do Idoso” e funcionou da seguinte maneira: Os participantes do grupo HIPERDIA da UBSF Cidades I foram convidados a participar da atividade citada. Utilizando bexigas com várias temáticas relevantes a Saúde do Idoso que foram estouradas para o compartilhamento de experiências sobre quedas e prevenção de acidentes e Osteoporose. O público foi sensibilizado a exteriorizar dúvidas sobre as temáticas trabalhadas as quais foram dialogadas e estabelecidas pelos coordenadores da atividade. Ao término, todos foram convidados a dar sua contribuição ao mural “Saúde do Idoso” onde puderam colar desenhos e escritos sobre o que aprenderam na atividade. Esta foi a contribuição deixada pela Equipe acadêmica à Comunidade e Unidade de Saúde. CONCLUSÃO: A realização da atividade educativa foi de grande importância tanto para os acadêmicos, diante da troca de conhecimentos com o público e dessa maneira um crescimento intelectual e prático para estes discentes, como também para os idosos que se envolveram e puderam esclarecer todas as suas dúvidas e evitar, dessa maneira, que continuem repetindo os erros acerca do tema exposto. O papel da Enfermagem também merece destaque, tendo em vista que este profissional possui autonomia suficiente na atenção básica para realizar diversos tipos de atividades com diversos tipos de públicos e faixas etárias, tornando assim, a UBSF, um ambiente que põe em prática a promoção e prevenção de saúde, princípios fundamentais do nível primário de atenção à saúde.