Artigo CONEDU - Educação profissional e tecnológica (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-023-3

ESTUDANTES‭ MULHERES NOS CURSOS TÉCNICOS‬ INTEGRADOS‭ DOS INSTITUTOS FEDERAIS: A PRODUÇÃO‬ CIENTÍFICA DO PROFEPT (2019-2023)‬

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      Historicamente, o acesso das mulheres à educação, inclusive à Educação\r\n
      Profissional, ocorreu acompanhada da restrição aos conhecimentos não relaciona-\r\n
      dos sócio-culturalmente a papéis tidos como femininos. Atualmente, os Institutos\r\n
      Federais (IFs) despontam como instituições de Educação Profissional e Tecnológica\r\n
      (EPT) que buscam a formação integral de todos(as) os(as) estudantes, combatendo,\r\n
      portanto, desigualdades de gênero. Neste artigo, analisamos a produção científica\r\n
      do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)\r\n
      sobre estudantes mulheres nos cursos técnicos integrados dos IFs de 2019 a 2023.\r\n
      Constituíram-se referenciais teóricos autores que abordam sobre a EPT, como\r\n
      Pacheco (2015) e Frigotto (2018); e sobre gênero, como Rocha (2016), Bolzani (2017)\r\n
      e Kovaleski et al . (2013). O estudo é de natureza qualitativa, de caráter exploratório\r\n
      e bibliográfico, do tipo “Estado do Conhecimento”. Como fonte de pesquisa, utiliza-\r\n
      mos o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de\r\n
      Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Observatório do ProfEPT. Os trabalhos foram\r\n
      selecionados a partir da leitura dos títulos, resumos e palavras-chave. Para a análise,\r\n
      utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Localizamos sete trabalhos, que foram lidos na íntegra. Os resultados das produções mostraram que\r\n
      as mulheres ganharam espaço nos cursos técnicos integrados dos IFs. Apesar disso,\r\n
      as relações de gênero continuam impactando negativamente o acesso e a perma-\r\n
      nência das mulheres em áreas majoritariamente ocupadas por homens. Nos cursos\r\n
      dessas áreas, tradicionalmente tidas como masculinas, os índices de matrícula são\r\n
      menores e os de evasão são maiores por parte das mulheres. Ressaltamos a neces-\r\n
      sidade de mais pesquisas que abordem o tema das desigualdades de gênero no\r\n
      âmbito dos IFs para aprofundamento desses achados.\r\n
      Palavras-chave: Gênero, Cursos técnicos integrados, Institutos Federais, Educação\r\n
      Profissional e Tecnológica, Estado do conhecimento.
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          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
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                  Esta obra &eacute; uma colet&acirc;nea, resultado dos artigos apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica (EPT) no X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Re&uacute;ne textos que promovem debates multidisciplinares sobre os processos educativos vinculados ao mundo do trabalho, discutem as possibilidades e os desafios do curr&iacute;culo no ensino m&eacute;dio integrado, analisam pr&aacute;ticas educativas em Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica, bem como buscam compreender os recursos did&aacute;ticos e os processos de ensino e aprendizagem em EPT.<br />\r\n
                  O debate sobre a educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica continua abarcando a dicotomia educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;fazer&rdquo; versus educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;pensar&rdquo;. Se por um lado o projeto de sociedade da burguesia brasileira n&atilde;o universaliza a escola b&aacute;sica e reproduz a l&oacute;gica da educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica restrita que visa preparar para as necessidades do capital e do mercado (Frigotto, 2007), com a Constitui&ccedil;&atilde;o Brasileira de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educa&ccedil;&atilde;o Nacional de 1996 aponta-se outro caminho: a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica de n&iacute;vel m&eacute;dio &eacute; um direito universal. Logo, a educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica deve articular-se com a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica. Para Saviani (2007), ent&atilde;o, o papel da escola de n&iacute;vel m&eacute;dio dever ser de recuperar a rela&ccedil;&atilde;o entre o conhecimento e pr&aacute;tica do trabalho. Moraes e K&uuml;ller (2016) refor&ccedil;am que, quanto &agrave; educa&ccedil;&atilde;o profissional, objetiva adquirir compet&ecirc;ncias, conhecimentos, saberes e habilidades que confiram aos estudantes a possibilidade de exercer uma determinada fun&ccedil;&atilde;o profissional; isto atrelado &agrave; forma&ccedil;&atilde;o integral do cidad&atilde;o.<br />\r\n
                  Assim, os estudos e pesquisas aqui apresentados refletem sobre o papel, viv&ecirc;ncias, experi&ecirc;ncias e perfil dos profissionais da Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica - os docentes e os t&eacute;cnicos em assuntos educacionais - bem como sobre os processos de forma&ccedil;&atilde;o desses sujeitos.&nbsp;<br />\r\n
                  Apresentam, tamb&eacute;m, relatos de experi&ecirc;ncias de metodologias utilizadas em diferentes componentes curriculares, refletindo sobre curr&iacute;culo e avalia&ccedil;&atilde;o, sobre os desafios para a integra&ccedil;&atilde;o curricular e apresentam produtos educacionais para a Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.<br />\r\n
                  S&atilde;o discutidas, ainda, de maneira espec&iacute;fica, as quest&otilde;es relativas &agrave; perman&ecirc;ncia e &ecirc;xito de estudantes, bem como suas (des)motiva&ccedil;&otilde;es para estudar. Al&eacute;m disso, traz o debate sobre inclus&atilde;o, acessibilidade e diversidade na modalidade de ensino j&aacute; citada.<br />\r\n
                  Trabalhos de revis&atilde;o bibliogr&aacute;fica tamb&eacute;m s&atilde;o encontrados nesse volume, que refletem sobre o trabalho como princ&iacute;pio educativo e sobre o conceito de educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica. Nesse sentido, as reflex&otilde;es, experi&ecirc;ncias e discuss&otilde;es abordadas nesta colet&acirc;nea contribuem para aprofundar o conhecimento sobre as particularidades da educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica e sua import&acirc;ncia para a supera&ccedil;&atilde;o da dualidade entre a educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;fazer&rdquo; versus educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;pensar&rdquo;.<br />\r\n
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                  LUCIANA MARIA DE SOUZA MAC&Ecirc;DO<br />\r\n
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                  Esta obra &eacute; uma colet&acirc;nea, resultado dos artigos apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica (EPT) no X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o. Re&uacute;ne textos que promovem debates multidisciplinares sobre os processos educativos vinculados ao mundo do trabalho, discutem as possibilidades e os desafios do curr&iacute;culo no ensino m&eacute;dio integrado, analisam pr&aacute;ticas educativas em Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica, bem como buscam compreender os recursos did&aacute;ticos e os processos de ensino e aprendizagem em EPT.<br />\r\n
                  O debate sobre a educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica continua abarcando a dicotomia educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;fazer&rdquo; versus educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;pensar&rdquo;. Se por um lado o projeto de sociedade da burguesia brasileira n&atilde;o universaliza a escola b&aacute;sica e reproduz a l&oacute;gica da educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica restrita que visa preparar para as necessidades do capital e do mercado (Frigotto, 2007), com a Constitui&ccedil;&atilde;o Brasileira de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educa&ccedil;&atilde;o Nacional de 1996 aponta-se outro caminho: a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica de n&iacute;vel m&eacute;dio &eacute; um direito universal. Logo, a educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica deve articular-se com a educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica. Para Saviani (2007), ent&atilde;o, o papel da escola de n&iacute;vel m&eacute;dio dever ser de recuperar a rela&ccedil;&atilde;o entre o conhecimento e pr&aacute;tica do trabalho. Moraes e K&uuml;ller (2016) refor&ccedil;am que, quanto &agrave; educa&ccedil;&atilde;o profissional, objetiva adquirir compet&ecirc;ncias, conhecimentos, saberes e habilidades que confiram aos estudantes a possibilidade de exercer uma determinada fun&ccedil;&atilde;o profissional; isto atrelado &agrave; forma&ccedil;&atilde;o integral do cidad&atilde;o.<br />\r\n
                  Assim, os estudos e pesquisas aqui apresentados refletem sobre o papel, viv&ecirc;ncias, experi&ecirc;ncias e perfil dos profissionais da Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica - os docentes e os t&eacute;cnicos em assuntos educacionais - bem como sobre os processos de forma&ccedil;&atilde;o desses sujeitos.&nbsp;<br />\r\n
                  Apresentam, tamb&eacute;m, relatos de experi&ecirc;ncias de metodologias utilizadas em diferentes componentes curriculares, refletindo sobre curr&iacute;culo e avalia&ccedil;&atilde;o, sobre os desafios para a integra&ccedil;&atilde;o curricular e apresentam produtos educacionais para a Educa&ccedil;&atilde;o Profissional e Tecnol&oacute;gica.<br />\r\n
                  S&atilde;o discutidas, ainda, de maneira espec&iacute;fica, as quest&otilde;es relativas &agrave; perman&ecirc;ncia e &ecirc;xito de estudantes, bem como suas (des)motiva&ccedil;&otilde;es para estudar. Al&eacute;m disso, traz o debate sobre inclus&atilde;o, acessibilidade e diversidade na modalidade de ensino j&aacute; citada.<br />\r\n
                  Trabalhos de revis&atilde;o bibliogr&aacute;fica tamb&eacute;m s&atilde;o encontrados nesse volume, que refletem sobre o trabalho como princ&iacute;pio educativo e sobre o conceito de educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica. Nesse sentido, as reflex&otilde;es, experi&ecirc;ncias e discuss&otilde;es abordadas nesta colet&acirc;nea contribuem para aprofundar o conhecimento sobre as particularidades da educa&ccedil;&atilde;o profissional e tecnol&oacute;gica e sua import&acirc;ncia para a supera&ccedil;&atilde;o da dualidade entre a educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;fazer&rdquo; versus educa&ccedil;&atilde;o para o &ldquo;pensar&rdquo;.<br />\r\n
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Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

Historicamente, o acesso das mulheres à educação, inclusive à Educação Profissional, ocorreu acompanhada da restrição aos conhecimentos não relaciona- dos sócio-culturalmente a papéis tidos como femininos. Atualmente, os Institutos Federais (IFs) despontam como instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que buscam a formação integral de todos(as) os(as) estudantes, combatendo, portanto, desigualdades de gênero. Neste artigo, analisamos a produção científica do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) sobre estudantes mulheres nos cursos técnicos integrados dos IFs de 2019 a 2023. Constituíram-se referenciais teóricos autores que abordam sobre a EPT, como Pacheco (2015) e Frigotto (2018); e sobre gênero, como Rocha (2016), Bolzani (2017) e Kovaleski et al . (2013). O estudo é de natureza qualitativa, de caráter exploratório e bibliográfico, do tipo “Estado do Conhecimento”. Como fonte de pesquisa, utiliza- mos o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Observatório do ProfEPT. Os trabalhos foram selecionados a partir da leitura dos títulos, resumos e palavras-chave. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Localizamos sete trabalhos, que foram lidos na íntegra. Os resultados das produções mostraram que as mulheres ganharam espaço nos cursos técnicos integrados dos IFs. Apesar disso, as relações de gênero continuam impactando negativamente o acesso e a perma- nência das mulheres em áreas majoritariamente ocupadas por homens. Nos cursos dessas áreas, tradicionalmente tidas como masculinas, os índices de matrícula são menores e os de evasão são maiores por parte das mulheres. Ressaltamos a neces- sidade de mais pesquisas que abordem o tema das desigualdades de gênero no âmbito dos IFs para aprofundamento desses achados. Palavras-chave: Gênero, Cursos técnicos integrados, Institutos Federais, Educação Profissional e Tecnológica, Estado do conhecimento.

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