A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E DOCENTES SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119021 "edicao_id" => 365 "trabalho_id" => 4575 "inscrito_id" => 14580 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E DOCENTES SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "A pesquisa trata-se de um estudo em nível de mestrado que aborda como a representação de gênero e sexualidade se desenvolve no ambiente escolar, focando na percepção do/a estudante e na concepção do/a docente diante dessa representação no meio escolar. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública na cidade de Imperatriz, no estado do Maranhão. O objetivo geral consiste em analisar a percepção de estudantes e docentes sobre a representação de gênero e sexualidade em uma escola pública da cidade de Imperatriz/MA. Para tanto, os aportes teóricos que deram sustentação a essa investigação baseiam-se em Magnani (2004); Louro (2014); Libâneo (2013); Bento (2011), Bulter (2022) e Foucault (2022). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: grupo focal com estudantes e entrevista semiestruturada com docentes. Os dados revelam que a percepção do/a estudante sobre a atuação docente e o currículo escolar presentes na instituição pesquisada, sofre influência do meio social, propiciando uma reprodução de forma naturalizada por falta de discussão sobre o assunto na escola. Assim, a atuação do/a professor/a perde a sua significação social pelo receio de trabalhar a temática em sala de aula, mantendo-se neutro/a frente ao discurso de poder que se estabelece nas representações cotidianas de preconceito e discriminação de gênero e sexualidade no meio escolar." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14580_TB4575_04102024193318.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:02:58" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURICELIA DE AGUIAR SILVA" "autor_nome_curto" => "AURICELIA" "autor_email" => "auricelia.aguiar@discente.ufma.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT7" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679103a2a8ca3_22012025114138.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:39:34" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119021 "edicao_id" => 365 "trabalho_id" => 4575 "inscrito_id" => 14580 "titulo" => "A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E DOCENTES SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "A pesquisa trata-se de um estudo em nível de mestrado que aborda como a representação de gênero e sexualidade se desenvolve no ambiente escolar, focando na percepção do/a estudante e na concepção do/a docente diante dessa representação no meio escolar. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública na cidade de Imperatriz, no estado do Maranhão. O objetivo geral consiste em analisar a percepção de estudantes e docentes sobre a representação de gênero e sexualidade em uma escola pública da cidade de Imperatriz/MA. Para tanto, os aportes teóricos que deram sustentação a essa investigação baseiam-se em Magnani (2004); Louro (2014); Libâneo (2013); Bento (2011), Bulter (2022) e Foucault (2022). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: grupo focal com estudantes e entrevista semiestruturada com docentes. Os dados revelam que a percepção do/a estudante sobre a atuação docente e o currículo escolar presentes na instituição pesquisada, sofre influência do meio social, propiciando uma reprodução de forma naturalizada por falta de discussão sobre o assunto na escola. Assim, a atuação do/a professor/a perde a sua significação social pelo receio de trabalhar a temática em sala de aula, mantendo-se neutro/a frente ao discurso de poder que se estabelece nas representações cotidianas de preconceito e discriminação de gênero e sexualidade no meio escolar." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID14580_TB4575_04102024193318.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:02:58" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AURICELIA DE AGUIAR SILVA" "autor_nome_curto" => "AURICELIA" "autor_email" => "auricelia.aguiar@discente.ufma.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT7" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679103a2a8ca3_22012025114138.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:39:34" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 365 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT7" "logo" => null "capa" => "679103a2a8ca3_22012025114138.jpg" "timbrado" => "679103a2aa24d_22012025114138.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:39:34" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:51" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 365 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---genero-sexualidade-e-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT7" "logo" => null "capa" => "679103a2a8ca3_22012025114138.jpg" "timbrado" => "679103a2aa24d_22012025114138.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:39:34" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:51" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 234 "edicao_id" => 365 "codigo" => "978-65-5222-027-1" "capa" => "679103a2adbd5_22012025114138.png" "titulo" => "CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)" "prefacio" => """ Embora falar de gênero e sexualidade na escola seja muitas vezes percebido como um tabu, a escola fala sobre gênero e sexualidade o tempo inteiro: nas performances de masculinidades tantas vezes agressivas e opressoras adotadas por muitos rapazes; nas diversas formas de silenciamento e constrangimento impetradas àquelas pessoas que não se adequam às normas de gênero e sexualidade vigentes; nas formas específicas de discriminação que se escondem sob o vasto guarda-chuva do bullying; nas interdições por gênero em detereminadas atividades (como o futebol para meninas e mulheres) e áreas de conhecimento (como as ciências exatas para meninas e mulheres); nos entraves enfrentados por mulheres mães, tanto as trabalhadoras da educação como quanto estudantes com filhos; etc.<br />\r\n A importância de falar sobre gênero e sexualidade na escola está justamente em tomar as rédeas dessa conversa. É nosso dever enquanto trabalhadores da educação assumirmos essa responsabilidade, atuando como mediadores e orientadores de crianças, adolescentes e adultos em formação e qualificando o debate no espaço escolar - e para além dele.<br />\r\n Para tanto, é fundamental assumir duas premissas centrais. Primeiro, que não é possível abordar gênero e sexualidade de forma isolada das demais relações sociais que se determinam mutuamente e criam as condições de nossas vidas. Essa abordagem que considera as diferentes relações sociais em sua integralidade tem sido nomeada majoritariamente como interseccionalidade (COLLINS, 2022), embora haja outras tradições teóricas que busquem o mesmo objetivo (FERGUSON, 2017). Essa abordagem permite ir além de uma perspectiva binária e simplista que trata “mulher” e “homem” como termos universais e unívocos, apagando as diferenças e desigualdades internas a estes grupos. Falar de gênero, assim, também implica falar de relações raciais, sexualidade, classe social etc.<br />\r\n A segunda premissa tem a ver com a relação entre gênero e sexualidade. Embora estes termos com frequência andem juntos, e de fato guardem significativas relações internas, é necessário sublinhar suas especificidades. Compreender, por exemplo, a diferença entre identidades de gênero (o gênero com o qual uma pessoa se identifica) e orientações sexuais (as formas de expressão de desejo e atração sexual) deve fazer parte do repertório de educadores e educadoras. A sigla LGBTQIA+ traz em si diferentes expressões de gênero e sexualidade, inclusive aquelas que não se conformam em binarismos homem/mulher ou hétero/homossexual. Perceber essas especificidades e ensinar essa pluralidade aos nossos estudantes é vital para cultivar respeito, autoconfiança e espaços seguros de troca e afeto.<br />\r\n O presente e-book aborda diversas questões relativas a essa importante conversa sobre gênero e sexualidade no espaço escolar. Além de focalizar os grupos socialmente minorizados, como mulheres, pessoas trans, homossexuais, entre outros, os autores que compõem este livro também discute as masculinidades, fazendo o importante exercício de colocar a própria norma em questão, como nos convida a fazer Fernando Seffner (2013).<br />\r\n Outro tema fundamental abordado são as dinâmicas de violência de gênero, como o feminicídio e a violência doméstica, que exercem impactos diretos no espaço escolar. O tema da educação sexual, tantas vezes mistificado por narrativas conservadoras, também aparece neste volume. A educação sexual deveria ser uma temática transdisciplinar central na escola, mas com frequência é relegada à disciplina de ciências/biologia de forma estritamente ligada à fisiologia. Apesar disso, ela guarda o potencial de prevenir violências e abusos, bem como de práticas de segurança, consentimento e autoconfiança.<br />\r\n Gênero e sexualidade - assim como raça e classe social - são marcadores fundamentais para pensar o espaço escolar como um todo, inclusive os trabalhadores que constroem cotidianamente este espaço. Nesse sentido, são abordadas aqui temáticas como a feminização da docência e o trabalho de limpeza e de cuidado exercido na escola - cujas responsáveis em geral são mulheres não-brancas terceirizadas.<br />\r\n Este e-book tem o potencial de contribuir com esta conversa - já em curso, como argumento - sobre gênero e sexualidade no espaço escolar, qualificando o debate através de pesquisas e experiências pedagógicas diversas. Espera-se que a leitura dos trabalhos aqui reunidos auxilie nessa conversa tão fundamental.<br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n BÁRBARA ARAÚJO MACHADO """ "conselho_editorial" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n FERNANDA RIBEIRO HAAG<br />\r\n GEORGIA PAULA MARTINS FAUST<br />\r\n LARISSA COSTARD SOARES<br />\r\n EMÍDIO FERREIRA NETO<br />\r\n GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA<br />\r\n MARCELA WANDERLEY GAIO<br />\r\n ANA CAROLINA BARBOSA<br />\r\n ANDRESSA ELISA LACERDA<br />\r\n FERNANDA F RABELO<br />\r\n JANAILSON DA SILVA COSTA<br />\r\n DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS<br />\r\n BÁRBARA ARAÚJO MACHADO """ "ficha_catalografica" => "6793dc68398a3_24012025153104.pdf" "arquivo" => "28012025165556-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:39:34" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:51" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 234 "edicao_id" => 365 "codigo" => "978-65-5222-027-1" "capa" => "679103a2adbd5_22012025114138.png" "titulo" => "CONEDU - Gênero, sexualidade e educação (Vol.3)" "prefacio" => """ Embora falar de gênero e sexualidade na escola seja muitas vezes percebido como um tabu, a escola fala sobre gênero e sexualidade o tempo inteiro: nas performances de masculinidades tantas vezes agressivas e opressoras adotadas por muitos rapazes; nas diversas formas de silenciamento e constrangimento impetradas àquelas pessoas que não se adequam às normas de gênero e sexualidade vigentes; nas formas específicas de discriminação que se escondem sob o vasto guarda-chuva do bullying; nas interdições por gênero em detereminadas atividades (como o futebol para meninas e mulheres) e áreas de conhecimento (como as ciências exatas para meninas e mulheres); nos entraves enfrentados por mulheres mães, tanto as trabalhadoras da educação como quanto estudantes com filhos; etc.<br />\r\n A importância de falar sobre gênero e sexualidade na escola está justamente em tomar as rédeas dessa conversa. É nosso dever enquanto trabalhadores da educação assumirmos essa responsabilidade, atuando como mediadores e orientadores de crianças, adolescentes e adultos em formação e qualificando o debate no espaço escolar - e para além dele.<br />\r\n Para tanto, é fundamental assumir duas premissas centrais. Primeiro, que não é possível abordar gênero e sexualidade de forma isolada das demais relações sociais que se determinam mutuamente e criam as condições de nossas vidas. Essa abordagem que considera as diferentes relações sociais em sua integralidade tem sido nomeada majoritariamente como interseccionalidade (COLLINS, 2022), embora haja outras tradições teóricas que busquem o mesmo objetivo (FERGUSON, 2017). Essa abordagem permite ir além de uma perspectiva binária e simplista que trata “mulher” e “homem” como termos universais e unívocos, apagando as diferenças e desigualdades internas a estes grupos. Falar de gênero, assim, também implica falar de relações raciais, sexualidade, classe social etc.<br />\r\n A segunda premissa tem a ver com a relação entre gênero e sexualidade. Embora estes termos com frequência andem juntos, e de fato guardem significativas relações internas, é necessário sublinhar suas especificidades. Compreender, por exemplo, a diferença entre identidades de gênero (o gênero com o qual uma pessoa se identifica) e orientações sexuais (as formas de expressão de desejo e atração sexual) deve fazer parte do repertório de educadores e educadoras. A sigla LGBTQIA+ traz em si diferentes expressões de gênero e sexualidade, inclusive aquelas que não se conformam em binarismos homem/mulher ou hétero/homossexual. Perceber essas especificidades e ensinar essa pluralidade aos nossos estudantes é vital para cultivar respeito, autoconfiança e espaços seguros de troca e afeto.<br />\r\n O presente e-book aborda diversas questões relativas a essa importante conversa sobre gênero e sexualidade no espaço escolar. Além de focalizar os grupos socialmente minorizados, como mulheres, pessoas trans, homossexuais, entre outros, os autores que compõem este livro também discute as masculinidades, fazendo o importante exercício de colocar a própria norma em questão, como nos convida a fazer Fernando Seffner (2013).<br />\r\n Outro tema fundamental abordado são as dinâmicas de violência de gênero, como o feminicídio e a violência doméstica, que exercem impactos diretos no espaço escolar. O tema da educação sexual, tantas vezes mistificado por narrativas conservadoras, também aparece neste volume. A educação sexual deveria ser uma temática transdisciplinar central na escola, mas com frequência é relegada à disciplina de ciências/biologia de forma estritamente ligada à fisiologia. Apesar disso, ela guarda o potencial de prevenir violências e abusos, bem como de práticas de segurança, consentimento e autoconfiança.<br />\r\n Gênero e sexualidade - assim como raça e classe social - são marcadores fundamentais para pensar o espaço escolar como um todo, inclusive os trabalhadores que constroem cotidianamente este espaço. Nesse sentido, são abordadas aqui temáticas como a feminização da docência e o trabalho de limpeza e de cuidado exercido na escola - cujas responsáveis em geral são mulheres não-brancas terceirizadas.<br />\r\n Este e-book tem o potencial de contribuir com esta conversa - já em curso, como argumento - sobre gênero e sexualidade no espaço escolar, qualificando o debate através de pesquisas e experiências pedagógicas diversas. Espera-se que a leitura dos trabalhos aqui reunidos auxilie nessa conversa tão fundamental.<br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n BÁRBARA ARAÚJO MACHADO """ "conselho_editorial" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n FERNANDA RIBEIRO HAAG<br />\r\n GEORGIA PAULA MARTINS FAUST<br />\r\n LARISSA COSTARD SOARES<br />\r\n EMÍDIO FERREIRA NETO<br />\r\n GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA<br />\r\n MARCELA WANDERLEY GAIO<br />\r\n ANA CAROLINA BARBOSA<br />\r\n ANDRESSA ELISA LACERDA<br />\r\n FERNANDA F RABELO<br />\r\n JANAILSON DA SILVA COSTA<br />\r\n DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS<br />\r\n BÁRBARA ARAÚJO MACHADO """ "ficha_catalografica" => "6793dc68398a3_24012025153104.pdf" "arquivo" => "28012025165556-CONEDU---GENERO--SEXUALIDADE-E-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:39:34" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:51" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }