Artigo CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-024-0

NÃO BASTA SER DE TODOS/AS, TEM QUE SER COM TODOS/AS E PARA TODOS/AS: REFLEXÕES SOBRE A GESTÃO EM ESCOLAS ASSOCIATIVAS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 04 - Fundamentos da educação
0 of 0
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118933 "edicao_id" => 362 "trabalho_id" => 10 "inscrito_id" => 1730 "titulo" => "NÃO BASTA SER DE TODOS/AS, TEM QUE SER COM TODOS/AS E PARA TODOS/AS: REFLEXÕES SOBRE A GESTÃO EM ESCOLAS ASSOCIATIVAS" "resumo" => "O objetivo do presente trabalho é estabelecer algumas reflexões a respeito da gestão de escolas associativas e identificar como os processos educacionais afetam diretamente o nível de densidade democrática (SEFFNER, 2017) destas instituições em especial. Entendendo a singularidade deste modelo de escola, que apesar de privada não se constitui como propriedade de uma pessoa ou família, é possível desenvolver um caminho fértil para efetivar uma horizontalidade de suas ações diretivas e educacionais. Será abordado como a democracia interna, tanto na gestão escolar como no campo pedagógico em si, é uma trajetória que potencializa práticas inovadoras, diferentes saberes e a rotina deste tipo de instituição. O engajamento constante de famílias, estudantes e professores/as se faz necessário para que práticas hierárquicas não se estabeleçam e nem tenham condições de se naturalizar. Ter as vozes, dos diferentes segmentos da comunidade escolar, ouvidas e valorizadas no processo decisório do cotidiano escolar é importante para que projetos não se desvirtuem e acabem se corroendo com o passar do tempo, incorporando os vícios hierárquicos e antipedagógicos de escolas privadas tradicionais. Será abordado também como a pluralidade é um fator chave para estas instituições, precisando ser vista no corpo estudantil, docente e nos órgãos de deliberação. Assim, evita-se criar um oásis de privilégios para uma classe social que pode financiar as cotas associativas, que ensina e possui um discurso de defesa da diversidade, mas que não é capaz de democratizar o acesso à escola, através de ações afirmativas, e nem as instâncias de decisão, através de uma real representatividade.O objetivo do presente trabalho é estabelecer algumas reflexões a respeito da gestão de escolas associativas e identificar como os processos educacionais afetam" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID1730_TB10_27102024224516.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:55:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALTER JOSÉ MOREIRA DIAS JUNIOR" "autor_nome_curto" => "WALTER" "autor_email" => "waltermoreiradias@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:55:06" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118933 "edicao_id" => 362 "trabalho_id" => 10 "inscrito_id" => 1730 "titulo" => "NÃO BASTA SER DE TODOS/AS, TEM QUE SER COM TODOS/AS E PARA TODOS/AS: REFLEXÕES SOBRE A GESTÃO EM ESCOLAS ASSOCIATIVAS" "resumo" => "O objetivo do presente trabalho é estabelecer algumas reflexões a respeito da gestão de escolas associativas e identificar como os processos educacionais afetam diretamente o nível de densidade democrática (SEFFNER, 2017) destas instituições em especial. Entendendo a singularidade deste modelo de escola, que apesar de privada não se constitui como propriedade de uma pessoa ou família, é possível desenvolver um caminho fértil para efetivar uma horizontalidade de suas ações diretivas e educacionais. Será abordado como a democracia interna, tanto na gestão escolar como no campo pedagógico em si, é uma trajetória que potencializa práticas inovadoras, diferentes saberes e a rotina deste tipo de instituição. O engajamento constante de famílias, estudantes e professores/as se faz necessário para que práticas hierárquicas não se estabeleçam e nem tenham condições de se naturalizar. Ter as vozes, dos diferentes segmentos da comunidade escolar, ouvidas e valorizadas no processo decisório do cotidiano escolar é importante para que projetos não se desvirtuem e acabem se corroendo com o passar do tempo, incorporando os vícios hierárquicos e antipedagógicos de escolas privadas tradicionais. Será abordado também como a pluralidade é um fator chave para estas instituições, precisando ser vista no corpo estudantil, docente e nos órgãos de deliberação. Assim, evita-se criar um oásis de privilégios para uma classe social que pode financiar as cotas associativas, que ensina e possui um discurso de defesa da diversidade, mas que não é capaz de democratizar o acesso à escola, através de ações afirmativas, e nem as instâncias de decisão, através de uma real representatividade.O objetivo do presente trabalho é estabelecer algumas reflexões a respeito da gestão de escolas associativas e identificar como os processos educacionais afetam" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID1730_TB10_27102024224516.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:55:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALTER JOSÉ MOREIRA DIAS JUNIOR" "autor_nome_curto" => "WALTER" "autor_email" => "waltermoreiradias@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:55:06" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 362 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4" "logo" => null "capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg" "timbrado" => "6791025ce36d9_22012025113612.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:55:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 362 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4" "logo" => null "capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg" "timbrado" => "6791025ce36d9_22012025113612.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:55:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 231 "edicao_id" => 362 "codigo" => "978-65-5222-024-0" "capa" => "6791025ce6c87_22012025113612.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "prefacio" => """ Este E-book apresenta os artigos enviados ao Grupo de Trabalho (GT-04) Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o, do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), ocorrido nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2024, em Fortaleza- CE. Apesar da tem&aacute;tica do Grupo de Trabalho referir-se, especialmente, &agrave; pesquisas que investigam, de um modo geral, as &ldquo;condi&ccedil;&otilde;es de possibilidade&rdquo; do fazer educativo, informamos ao leitor que ele encontrar&aacute; nos artigos a seguir, ricas contribui&ccedil;&otilde;es oriundas dos mais diferentes campos do saber que, de maneira cr&iacute;tica, se entrecruzam de modo interdisciplinar e transdisciplinar em fun&ccedil;&atilde;o de um fim: o de elucidar os diversos aspectos te&oacute;rico-conceituais e metodol&oacute;gicos, subjacentes &agrave; pr&aacute;tica educativa. Refletir sobre os Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o &eacute; uma exig&ecirc;ncia, e ao mesmo tempo uma tarefa, que a pr&aacute;tica educativa imp&otilde;e ao educador cr&iacute;tico, uma vez que ele se depara com quest&otilde;es desafiadoras do cotidiano educacional, as quais escapam, muitas vezes, &agrave;s determina&ccedil;&otilde;es e previs&otilde;es te&oacute;ricas.&nbsp;<br />\r\nEste E-book apresenta os artigos enviados ao Grupo de Trabalho (GT-04) Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o, do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o Acreditamos ser inteiramente valiosa a contribui&ccedil;&atilde;o que o(a)s autore(a)s apresentam neste E-book com suas pesquisas, na medida em que nos instigam a repensar nossas pr&aacute;ticas, rever nossas teorias e, sobretudo, ao lan&ccedil;ar uma luz sobre os Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o, nos ajudam a pensar em como podemos exercitar melhores pr&aacute;ticas educativas, ou seja, pr&aacute;ticas educativas transformadoras de sujeitos cr&iacute;ticos, aut&ocirc;nomos &eacute;ticos e criativos, em vista de uma sociedade melhor. &nbsp;<br />\r\nAcreditamos ser inteiramente valiosa a contribui&ccedil;&atilde;o que o(a)s autore(a)s apresentam neste E-book com suas pesquisas, na medida em que nos instigam Boa leitura a todos!&nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO&nbsp; """ "conselho_editorial" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n LUCIANA MEDEIROS DA CUNHA<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO<br />\r\n JUCIARA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O DE FREITAS<br />\r\n PABLO MORENO PAIVA CAPISTRANO<br />\r\n JAQUELINE ENGELMANN<br />\r\n RENATO ZANETI DELGADO<br />\r\n JOS&Eacute; GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA<br />\r\n SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA<br />\r\n C&Iacute;CERA ROMANA CARDOSO<br />\r\n MARCIA MARIA AVELINO DANTAS<br />\r\n MAUR&Iacute;CIO SANDRO DE LIMA MOTA """ "ficha_catalografica" => "679375f629558_24012025081358.pdf" "arquivo" => "29012025080804-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:55:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 231 "edicao_id" => 362 "codigo" => "978-65-5222-024-0" "capa" => "6791025ce6c87_22012025113612.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "prefacio" => """ Este E-book apresenta os artigos enviados ao Grupo de Trabalho (GT-04) Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o, do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (CONEDU), ocorrido nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2024, em Fortaleza- CE. Apesar da tem&aacute;tica do Grupo de Trabalho referir-se, especialmente, &agrave; pesquisas que investigam, de um modo geral, as &ldquo;condi&ccedil;&otilde;es de possibilidade&rdquo; do fazer educativo, informamos ao leitor que ele encontrar&aacute; nos artigos a seguir, ricas contribui&ccedil;&otilde;es oriundas dos mais diferentes campos do saber que, de maneira cr&iacute;tica, se entrecruzam de modo interdisciplinar e transdisciplinar em fun&ccedil;&atilde;o de um fim: o de elucidar os diversos aspectos te&oacute;rico-conceituais e metodol&oacute;gicos, subjacentes &agrave; pr&aacute;tica educativa. Refletir sobre os Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o &eacute; uma exig&ecirc;ncia, e ao mesmo tempo uma tarefa, que a pr&aacute;tica educativa imp&otilde;e ao educador cr&iacute;tico, uma vez que ele se depara com quest&otilde;es desafiadoras do cotidiano educacional, as quais escapam, muitas vezes, &agrave;s determina&ccedil;&otilde;es e previs&otilde;es te&oacute;ricas.&nbsp;<br />\r\nEste E-book apresenta os artigos enviados ao Grupo de Trabalho (GT-04) Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o, do X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o Acreditamos ser inteiramente valiosa a contribui&ccedil;&atilde;o que o(a)s autore(a)s apresentam neste E-book com suas pesquisas, na medida em que nos instigam a repensar nossas pr&aacute;ticas, rever nossas teorias e, sobretudo, ao lan&ccedil;ar uma luz sobre os Fundamentos da Educa&ccedil;&atilde;o, nos ajudam a pensar em como podemos exercitar melhores pr&aacute;ticas educativas, ou seja, pr&aacute;ticas educativas transformadoras de sujeitos cr&iacute;ticos, aut&ocirc;nomos &eacute;ticos e criativos, em vista de uma sociedade melhor. &nbsp;<br />\r\nAcreditamos ser inteiramente valiosa a contribui&ccedil;&atilde;o que o(a)s autore(a)s apresentam neste E-book com suas pesquisas, na medida em que nos instigam Boa leitura a todos!&nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO&nbsp; """ "conselho_editorial" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n LUCIANA MEDEIROS DA CUNHA<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARA&Uacute;JO<br />\r\n JUCIARA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O DE FREITAS<br />\r\n PABLO MORENO PAIVA CAPISTRANO<br />\r\n JAQUELINE ENGELMANN<br />\r\n RENATO ZANETI DELGADO<br />\r\n JOS&Eacute; GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA<br />\r\n SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA<br />\r\n C&Iacute;CERA ROMANA CARDOSO<br />\r\n MARCIA MARIA AVELINO DANTAS<br />\r\n MAUR&Iacute;CIO SANDRO DE LIMA MOTA """ "ficha_catalografica" => "679375f629558_24012025081358.pdf" "arquivo" => "29012025080804-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:55:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O objetivo do presente trabalho é estabelecer algumas reflexões a respeito da gestão de escolas associativas e identificar como os processos educacionais afetam diretamente o nível de densidade democrática (SEFFNER, 2017) destas instituições em especial. Entendendo a singularidade deste modelo de escola, que apesar de privada não se constitui como propriedade de uma pessoa ou família, é possível desenvolver um caminho fértil para efetivar uma horizontalidade de suas ações diretivas e educacionais. Será abordado como a democracia interna, tanto na gestão escolar como no campo pedagógico em si, é uma trajetória que potencializa práticas inovadoras, diferentes saberes e a rotina deste tipo de instituição. O engajamento constante de famílias, estudantes e professores/as se faz necessário para que práticas hierárquicas não se estabeleçam e nem tenham condições de se naturalizar. Ter as vozes, dos diferentes segmentos da comunidade escolar, ouvidas e valorizadas no processo decisório do cotidiano escolar é importante para que projetos não se desvirtuem e acabem se corroendo com o passar do tempo, incorporando os vícios hierárquicos e antipedagógicos de escolas privadas tradicionais. Será abordado também como a pluralidade é um fator chave para estas instituições, precisando ser vista no corpo estudantil, docente e nos órgãos de deliberação. Assim, evita-se criar um oásis de privilégios para uma classe social que pode financiar as cotas associativas, que ensina e possui um discurso de defesa da diversidade, mas que não é capaz de democratizar o acesso à escola, através de ações afirmativas, e nem as instâncias de decisão, através de uma real representatividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.