ÉTICA: UMA FACETA OU NECESSIDADE ESTRATÉGICA PARA A GESTÃO ESCOLAR?
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118947 "edicao_id" => 362 "trabalho_id" => 8103 "inscrito_id" => 20418 "titulo" => "ÉTICA: UMA FACETA OU NECESSIDADE ESTRATÉGICA PARA A GESTÃO ESCOLAR?" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo estudar a ética como estratégia a ser utilizada no âmbito da gestão institucional para melhoria das relações interpessoais no espaço escolar. Acredita-se que a ética é um fenômeno existente e imprescindível para que as sociedades se organizem para atender as necessidades de convivência entre os indivíduos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e valorização humana. Apesar da dificuldade de implantação de uma cultura organizacional demarcada pelos valores éticos e moral dentro das organizações, a educação e a conscientização podem ser usadas como canal de promoção para levar o respeito, empatia, solidariedade e demais princípios éticos aos diversos sujeitos escolares. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que aborda um pouco da história, dos conceitos e valores que caracterizam a ética e a necessidade da sua aplicação para o aprimoramento das atividades exercidas por agentes que formam o ambiente escolar. O estudo foi realizado por meio de um levantamento nas plataformas CAPES, SCIELO, BDTD, a partir dos descritores: Ética, Ética na Gestão escolar e Estratégia de Gestão. A partir da literatura selecionada, consideramos que é necessária atenção aos relacionamentos interpessoais nas instituições escolares, como também, é fundamental que a gestão, fundamentada na consciência moral e na ética seja conduzida por princípio e valores que visem o bem-estar do outro, pois cada vez mais a sociedade demanda uma escola cidadã e para isto é importante envolver a comunidade escolar propiciando uma vivência democrática e política na escola." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID20418_TB8103_27102024145727.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:55:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDILENE" "autor_email" => "edilene.silva@ifce.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:55:06" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118947 "edicao_id" => 362 "trabalho_id" => 8103 "inscrito_id" => 20418 "titulo" => "ÉTICA: UMA FACETA OU NECESSIDADE ESTRATÉGICA PARA A GESTÃO ESCOLAR?" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo estudar a ética como estratégia a ser utilizada no âmbito da gestão institucional para melhoria das relações interpessoais no espaço escolar. Acredita-se que a ética é um fenômeno existente e imprescindível para que as sociedades se organizem para atender as necessidades de convivência entre os indivíduos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e valorização humana. Apesar da dificuldade de implantação de uma cultura organizacional demarcada pelos valores éticos e moral dentro das organizações, a educação e a conscientização podem ser usadas como canal de promoção para levar o respeito, empatia, solidariedade e demais princípios éticos aos diversos sujeitos escolares. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que aborda um pouco da história, dos conceitos e valores que caracterizam a ética e a necessidade da sua aplicação para o aprimoramento das atividades exercidas por agentes que formam o ambiente escolar. O estudo foi realizado por meio de um levantamento nas plataformas CAPES, SCIELO, BDTD, a partir dos descritores: Ética, Ética na Gestão escolar e Estratégia de Gestão. A partir da literatura selecionada, consideramos que é necessária atenção aos relacionamentos interpessoais nas instituições escolares, como também, é fundamental que a gestão, fundamentada na consciência moral e na ética seja conduzida por princípio e valores que visem o bem-estar do outro, pois cada vez mais a sociedade demanda uma escola cidadã e para isto é importante envolver a comunidade escolar propiciando uma vivência democrática e política na escola." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID20418_TB8103_27102024145727.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:55:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILENE TEIXEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDILENE" "autor_email" => "edilene.silva@ifce.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:55:06" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 362 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4" "logo" => null "capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg" "timbrado" => "6791025ce36d9_22012025113612.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:55:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 362 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---fundamentos-da-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT4" "logo" => null "capa" => "6791025ce2136_22012025113612.jpg" "timbrado" => "6791025ce36d9_22012025113612.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:55:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 231 "edicao_id" => 362 "codigo" => "978-65-5222-024-0" "capa" => "6791025ce6c87_22012025113612.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "prefacio" => """ Este E-book apresenta os artigos enviados ao Grupo de Trabalho (GT-04) Fundamentos da Educação, do X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), ocorrido nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2024, em Fortaleza- CE. Apesar da temática do Grupo de Trabalho referir-se, especialmente, à pesquisas que investigam, de um modo geral, as “condições de possibilidade” do fazer educativo, informamos ao leitor que ele encontrará nos artigos a seguir, ricas contribuições oriundas dos mais diferentes campos do saber que, de maneira crítica, se entrecruzam de modo interdisciplinar e transdisciplinar em função de um fim: o de elucidar os diversos aspectos teórico-conceituais e metodológicos, subjacentes à prática educativa. Refletir sobre os Fundamentos da Educação é uma exigência, e ao mesmo tempo uma tarefa, que a prática educativa impõe ao educador crítico, uma vez que ele se depara com questões desafiadoras do cotidiano educacional, as quais escapam, muitas vezes, às determinações e previsões teóricas. <br />\r\n Acreditamos ser inteiramente valiosa a contribuição que o(a)s autore(a)s apresentam neste E-book com suas pesquisas, na medida em que nos instigam a repensar nossas práticas, rever nossas teorias e, sobretudo, ao lançar uma luz sobre os Fundamentos da Educação, nos ajudam a pensar em como podemos exercitar melhores práticas educativas, ou seja, práticas educativas transformadoras de sujeitos críticos, autônomos éticos e criativos, em vista de uma sociedade melhor. <br />\r\n Boa leitura a todos! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO """ "conselho_editorial" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n LUCIANA MEDEIROS DA CUNHA<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO<br />\r\n JUCIARA CONCEIÇÃO DE FREITAS<br />\r\n PABLO MORENO PAIVA CAPISTRANO<br />\r\n JAQUELINE ENGELMANN<br />\r\n RENATO ZANETI DELGADO<br />\r\n JOSÉ GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA<br />\r\n SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA<br />\r\n CÍCERA ROMANA CARDOSO<br />\r\n MARCIA MARIA AVELINO DANTAS<br />\r\n MAURÍCIO SANDRO DE LIMA MOTA """ "ficha_catalografica" => "679375f629558_24012025081358.pdf" "arquivo" => "29012025080804-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:55:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 231 "edicao_id" => 362 "codigo" => "978-65-5222-024-0" "capa" => "6791025ce6c87_22012025113612.jpg" "titulo" => "CONEDU - Fundamentos da educação (Vol.3)" "prefacio" => """ Este E-book apresenta os artigos enviados ao Grupo de Trabalho (GT-04) Fundamentos da Educação, do X Congresso Nacional de Educação (CONEDU), ocorrido nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2024, em Fortaleza- CE. Apesar da temática do Grupo de Trabalho referir-se, especialmente, à pesquisas que investigam, de um modo geral, as “condições de possibilidade” do fazer educativo, informamos ao leitor que ele encontrará nos artigos a seguir, ricas contribuições oriundas dos mais diferentes campos do saber que, de maneira crítica, se entrecruzam de modo interdisciplinar e transdisciplinar em função de um fim: o de elucidar os diversos aspectos teórico-conceituais e metodológicos, subjacentes à prática educativa. Refletir sobre os Fundamentos da Educação é uma exigência, e ao mesmo tempo uma tarefa, que a prática educativa impõe ao educador crítico, uma vez que ele se depara com questões desafiadoras do cotidiano educacional, as quais escapam, muitas vezes, às determinações e previsões teóricas. <br />\r\n Acreditamos ser inteiramente valiosa a contribuição que o(a)s autore(a)s apresentam neste E-book com suas pesquisas, na medida em que nos instigam a repensar nossas práticas, rever nossas teorias e, sobretudo, ao lançar uma luz sobre os Fundamentos da Educação, nos ajudam a pensar em como podemos exercitar melhores práticas educativas, ou seja, práticas educativas transformadoras de sujeitos críticos, autônomos éticos e criativos, em vista de uma sociedade melhor. <br />\r\n Boa leitura a todos! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO """ "conselho_editorial" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA<br />\r\n LUCIANA MEDEIROS DA CUNHA<br />\r\n ALEXANDRE MEDEIROS DE ARAÚJO<br />\r\n JUCIARA CONCEIÇÃO DE FREITAS<br />\r\n PABLO MORENO PAIVA CAPISTRANO<br />\r\n JAQUELINE ENGELMANN<br />\r\n RENATO ZANETI DELGADO<br />\r\n JOSÉ GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA<br />\r\n SHEYLA CHARLYSE RODRIGUES DE OLIVEIRA<br />\r\n CÍCERA ROMANA CARDOSO<br />\r\n MARCIA MARIA AVELINO DANTAS<br />\r\n MAURÍCIO SANDRO DE LIMA MOTA """ "ficha_catalografica" => "679375f629558_24012025081358.pdf" "arquivo" => "29012025080804-CONEDU---FUNDAMENTOS-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:55:06" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:14" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }