Em razão de percebermos que as crianças estão cada vez mais envolvidas na era da internet e dos aparelhos eletrônicos, distanciando-se da prática da leitura como fruição, e também enxergando a literatura como distante ou totalmente fora de sua realidade social. A partir disso, buscamos por meio do projeto pedagógico “Literatura infantil: uma viagem ao fantástico mundo de João e Maria”, despertar o gosto dos discentes pela leitura literária, fazendo com que a mesma tenha sentido e funcionalidade, e esteja contextualizada, interpretando e atribuindo-lhe algum significado. Diante disso, constituem-se como objetivos do presente artigo, relatar uma experiência didática, constituída por meio do projeto pedagógico citado anteriormente. Assumindo o papel de mostrar os resultados alcançados; Evidenciar a importância de se trabalhar com a literatura infantil no ensino fundamental, bem como verificar a contribuição do projeto para o aprimoramento da prática docente. Para tanto, nos subsidiamos dos aportes teóricos: PCNs (1997); Rufino & Gomes (1999); Soares (2009); Cademartori (2010), entre outros.