ATIVIDADES HISTÓRICAS COM OS NÚMEROS NEGATIVOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O QUADRO CHINÊS DE CONTAGEM
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1167 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 207 "inscrito_id" => 384 "titulo" => "ATIVIDADES HISTÓRICAS COM OS NÚMEROS NEGATIVOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O QUADRO CHINÊS DE CONTAGEM" "resumo" => "Neste trabalho, buscou-se investigar as potencialidades pedagógicas da História da Matemática em sala de aula, focando em estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola particular em Mossoró - RN. Com o auxílio de algumas atividades fundamentadas no livro de Victor Katz, Negative Numbers, que são: Numerais Chineses e Quadro Chinês de Contagem, atividades estas baseadas no conteúdo histórico, buscamos então os seguintes objetivos: identificar qual o potencial pedagógico que a História da Matemática tem em sala de aula; identificar as formas de participação dos alunos durante a realização de atividades; investigar mudanças de participação e consequente aprendizagem desses estudantes na sala de aula, buscando compreender como a presença da História da Matemática contribui para que ocorressem tais mudanças; introduzir o conceito de Números Inteiros e identificar e compreender o uso dos números negativos, através de atividades históricas. A metodologia utilizada foi dividida em dois momentos, primeiramente fizemos um resgate histórico do conteúdo trabalhado e aplicamos uma atividade para avaliarmos o nível da turma. No segundo momento, aplicamos as atividades citadas, em virtude da sua utilização, procuramos identificar a participação e aprendizagem dos alunos durante a aplicação das mesmas. Assim, observamos como a história da matemática abordada por meio de atividades históricas, pode ser uma ferramenta eficaz para atingir os objetivos propostos. Além das atividades históricas, também aplicamos outra atividade final para analisarmos e compararmos os resultados obtidos com a primeira atividade e com as atividades históricas propostas. Como resultado, verificou-se que, ao longo do desenvolvimento das atividades com a presença da História da Matemática, várias potencialidades pedagógicas desta se fizeram presentes e que essas atividades colaboraram para a mudança de participação e consequente aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "02 - História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, NÚMEROS NEGATIVOS, ATIVIDADES HISTÓRICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_384.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA CELESTINA FONSECA DE MEDEIROS ALVES" "autor_nome_curto" => "ANNA CELESTINA" "autor_email" => "anna_celestina@hotmail.co" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1167 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 207 "inscrito_id" => 384 "titulo" => "ATIVIDADES HISTÓRICAS COM OS NÚMEROS NEGATIVOS: UMA EXPERIÊNCIA COM O QUADRO CHINÊS DE CONTAGEM" "resumo" => "Neste trabalho, buscou-se investigar as potencialidades pedagógicas da História da Matemática em sala de aula, focando em estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola particular em Mossoró - RN. Com o auxílio de algumas atividades fundamentadas no livro de Victor Katz, Negative Numbers, que são: Numerais Chineses e Quadro Chinês de Contagem, atividades estas baseadas no conteúdo histórico, buscamos então os seguintes objetivos: identificar qual o potencial pedagógico que a História da Matemática tem em sala de aula; identificar as formas de participação dos alunos durante a realização de atividades; investigar mudanças de participação e consequente aprendizagem desses estudantes na sala de aula, buscando compreender como a presença da História da Matemática contribui para que ocorressem tais mudanças; introduzir o conceito de Números Inteiros e identificar e compreender o uso dos números negativos, através de atividades históricas. A metodologia utilizada foi dividida em dois momentos, primeiramente fizemos um resgate histórico do conteúdo trabalhado e aplicamos uma atividade para avaliarmos o nível da turma. No segundo momento, aplicamos as atividades citadas, em virtude da sua utilização, procuramos identificar a participação e aprendizagem dos alunos durante a aplicação das mesmas. Assim, observamos como a história da matemática abordada por meio de atividades históricas, pode ser uma ferramenta eficaz para atingir os objetivos propostos. Além das atividades históricas, também aplicamos outra atividade final para analisarmos e compararmos os resultados obtidos com a primeira atividade e com as atividades históricas propostas. Como resultado, verificou-se que, ao longo do desenvolvimento das atividades com a presença da História da Matemática, várias potencialidades pedagógicas desta se fizeram presentes e que essas atividades colaboraram para a mudança de participação e consequente aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "02 - História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, NÚMEROS NEGATIVOS, ATIVIDADES HISTÓRICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_384.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA CELESTINA FONSECA DE MEDEIROS ALVES" "autor_nome_curto" => "ANNA CELESTINA" "autor_email" => "anna_celestina@hotmail.co" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }