O resumo tem como objeto de estudo os sentidos propostos para a formação de professores e docência no documento da Base Nacional Comum de Formação de Professores (BNC-Formação). Nesse sentido, o processo de produção da BNC-Formação é colocado em pauta, além de compreender como os sentidos apresentados impactarão nas propostas curriculares dos cursos de licenciatura. Em diálogo com o ciclo de políticas (Ball; Bowe, 1992) e com perspectivas discursivas (Lopes, 2016), contrapõe-se à ideia de que as políticas são um guia de orientação para a prática. O percurso metodológico se deu na leitura dos referenciais citados acima, para análise da BNC-Formação. O corpus de análise compreende os documentos produzidos no âmbito do Ministério da Educação (MEC), que orientam o processo de produção e implementação da BNC-Formação e os pareceres que antecederam a publicação da BNC-Formação e a Resolução CNE nº 02/2015, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores. Por fim, compreende-se que o trabalho contribui para discussão das ideias aqui trazidas, tendo em vista sua atualidade e ressaltando seu caráter oportuno e necessário, uma vez que o campo da educação em geral e os professores, como categoria, vêm sendo alvo de críticas, muitas vezes, aligeiradas e com forte viés instrumental.