Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

A EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS: COMPONENTES PARA A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Painel Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica
0 of 0
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116297 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 529 "inscrito_id" => 1389 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS: COMPONENTES PARA A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este painel tem como objetivo discutir os componentes da atividade pedagógica promotora do desenvolvimento omnilateral das crianças da Educação Infantil e Anos iniciais, a partir de referenciais marxistas como a Teoria Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e a Pedagogia Histórico-Crítica. O primeiro texto,“A concepção de avaliação na educação infantil à luz da teoria histórico-cultural: limites e perspectivas dos trabalhos acadêmicos”, apresenta a análise de 4 (quatro) pesquisas sobre o processo de avaliação na Educação Infantil, sendo duas teses e duas dissertações, com o objetivo de compreender como a avaliação é discutida em cada uma delas. O segundo texto, “A organização do ensino promotor do desenvolvimento – as possibilidades da atividade orientadora de ensino”, analisa a relação entre desenvolvimento humano, aprendizagem e ensino, enfatizando a importância da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) como mediadora no processo educativo. O terceiro texto deste Painel, “Educação Infantil em formação: ações didático-pedagógicas relatos da articulação entre a teoria e a prática”, discute uma proposta de um curso de formação para professores da Educação Infantil, em um município do Oeste do Paraná. Em cada um dos textos apresentados destaca-se um componente da atividade pedagógica: a avaliação, o planejamento e a atividade principal da criança, demonstrando a importância de pensar uma organização de ensino intencional e fundamentada teórica e metodologicamente para a promoção do desenvolvimento das crianças. Acreditamos que essas discussões contribuirão para pensar a relação entre ensino e aprendizagem, contribuindo para o processo de humanização em instituições de ensino voltadas ao atendimento às crianças.Este painel tem como objetivo discutir os componentes da atividade pedagógica promotora do desenvolvimento omnilateral das crianças da Educação Infantil e Anos " "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1389_TB529_30082024163641.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA DAMASCO UMBELINO" "autor_nome_curto" => "JANAINA" "autor_email" => "janadumbelino@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116297 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 529 "inscrito_id" => 1389 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS: COMPONENTES PARA A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este painel tem como objetivo discutir os componentes da atividade pedagógica promotora do desenvolvimento omnilateral das crianças da Educação Infantil e Anos iniciais, a partir de referenciais marxistas como a Teoria Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e a Pedagogia Histórico-Crítica. O primeiro texto,“A concepção de avaliação na educação infantil à luz da teoria histórico-cultural: limites e perspectivas dos trabalhos acadêmicos”, apresenta a análise de 4 (quatro) pesquisas sobre o processo de avaliação na Educação Infantil, sendo duas teses e duas dissertações, com o objetivo de compreender como a avaliação é discutida em cada uma delas. O segundo texto, “A organização do ensino promotor do desenvolvimento – as possibilidades da atividade orientadora de ensino”, analisa a relação entre desenvolvimento humano, aprendizagem e ensino, enfatizando a importância da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) como mediadora no processo educativo. O terceiro texto deste Painel, “Educação Infantil em formação: ações didático-pedagógicas relatos da articulação entre a teoria e a prática”, discute uma proposta de um curso de formação para professores da Educação Infantil, em um município do Oeste do Paraná. Em cada um dos textos apresentados destaca-se um componente da atividade pedagógica: a avaliação, o planejamento e a atividade principal da criança, demonstrando a importância de pensar uma organização de ensino intencional e fundamentada teórica e metodologicamente para a promoção do desenvolvimento das crianças. Acreditamos que essas discussões contribuirão para pensar a relação entre ensino e aprendizagem, contribuindo para o processo de humanização em instituições de ensino voltadas ao atendimento às crianças.Este painel tem como objetivo discutir os componentes da atividade pedagógica promotora do desenvolvimento omnilateral das crianças da Educação Infantil e Anos " "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1389_TB529_30082024163641.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA DAMASCO UMBELINO" "autor_nome_curto" => "JANAINA" "autor_email" => "janadumbelino@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Este painel tem como objetivo discutir os componentes da atividade pedagógica promotora do desenvolvimento omnilateral das crianças da Educação Infantil e Anos iniciais, a partir de referenciais marxistas como a Teoria Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e a Pedagogia Histórico-Crítica. O primeiro texto,“A concepção de avaliação na educação infantil à luz da teoria histórico-cultural: limites e perspectivas dos trabalhos acadêmicos”, apresenta a análise de 4 (quatro) pesquisas sobre o processo de avaliação na Educação Infantil, sendo duas teses e duas dissertações, com o objetivo de compreender como a avaliação é discutida em cada uma delas. O segundo texto, “A organização do ensino promotor do desenvolvimento – as possibilidades da atividade orientadora de ensino”, analisa a relação entre desenvolvimento humano, aprendizagem e ensino, enfatizando a importância da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) como mediadora no processo educativo. O terceiro texto deste Painel, “Educação Infantil em formação: ações didático-pedagógicas relatos da articulação entre a teoria e a prática”, discute uma proposta de um curso de formação para professores da Educação Infantil, em um município do Oeste do Paraná. Em cada um dos textos apresentados destaca-se um componente da atividade pedagógica: a avaliação, o planejamento e a atividade principal da criança, demonstrando a importância de pensar uma organização de ensino intencional e fundamentada teórica e metodologicamente para a promoção do desenvolvimento das crianças. Acreditamos que essas discussões contribuirão para pensar a relação entre ensino e aprendizagem, contribuindo para o processo de humanização em instituições de ensino voltadas ao atendimento às crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.