Esse artigo tem como objetivo analisar de que maneira a avaliação metacognitiva, como instrumento metodológico em um programa de metaformação, auxilia no processo de aprendizagem de estudantes universitários. Apresentamos os resultados parciais do Programa “Experiência Intercultural de Metaformação para Estudantes Universitários” idealizado por um grupo de pesquisa sobre aprendizagem e prática docente, em parceria entre uma universidade particular do sul do Brasil e uma instituição pública de ensino superior à distância de Portugal. O desenvolvimento das estratégias metacognitivas de tomada de consciência, autorregulação e autopoiese pode favorecer o protagonismo do estudante ao longo do próprio processo de aprendizagem, em direção a melhores resultados acadêmicos. Como aporte teórico e para responder ao objetivo da pesquisa, utilizamos os autores Mayor, Suengas e Marqués (1995); Flavell (1999); e Portilho (2011). Em geral, os resultados apontados demonstraram a importância da avaliação metacognitiva como instrumento capaz de promover a reflexão dos estudantes sobre suas próprias atividades cognitivas, assim como a percepção de que o desenvolvimento de estratégias metacognitivas podem potencializar o seu processo de aprendizagem.