O painel sintetiza os resultados de investigações acerca das contribuições formativas da elaboração e reelaboração de Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) voltadas para os conceitos de equação e função, desenvolvidas na espacialidade de formação a qual se denomina Clube de Matemática (CluMat) da Universidade Estadual de Goiás Câmpus Sudoeste – Sede: Quirinópolis. Se alicerçando nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e na Atividade Orientadora de Ensino, organizou-se experimentos formativos, e suas ações envolvem aproximadamente trinta (30) licenciandos em Matemática entre 2022 e 2024/1. Os estudos desenvolvidos revelam que a elaboração e reelaboração da SDA acerca do conceito de equação, bem como a elaboração da SDA do conceito de função permitiu aos futuros professores compreenderem que os conceitos matemáticos são oriundos das necessidades humano-sociais, bem como indica a necessidade de se adotar tal perspectiva que considera o movimento lógico-histórico na organização do ensino, visto que, tanto alunos da Educação Básica, quanto os licenciandos podem atribuir novos sentidos e significados ao objeto a partir da compreensão das necessidades que o geraram. Em síntese, os textos que compõem este painel, indicam que o processo de elaboração e reelaboração das SDAs oferecem condições para a apropriação dos elementos constituintes da Atividade Pedagógica, bem como para o entendimento das gêneses dos conceitos matemáticos postos em estudo.