O painel tem como objetivo propor um diálogo acerca da formação docente no contexto da formação inicial e continuada de professores. Apresenta três pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado Profissional da Uergs na linha de pesquisa “Contextos, Cotidianos e Formação das Docências. A primeira tem como objetivo reconhecer as potencialidades do Curso Normal como espaço de formação inicial de professores alicerçado no cotidiano escolar docente. A segunda, se propõe a contextualizar o cotidiano escolar de uma turma denominada de “acelera”, possibilitando os relatos e percepções desses/as educandos/as que se encontram em descompasso na sequência curricular, com relação ao ato de estudar, aprender, de aprovar e/ou reprovar. E, a terceira pesquisa se debruça em discutir sobre a implementação dos planos de carreira e a valorização dos profissionais da educação. Ambas pesquisas utilizam como caminho metodológico a abordagem qualitativa de cunho bibliográfica. Sendo a segunda derivada do produto educacional, se constituindo como uma pesquisa de campo. A fundamentação teórica transita por autores que dialogam com a formação docente, cotidiano, turma de aceleração. A linha de pesquisa “Contextos, Cotidianos e Formação das Docências vem ao longo dos anos se posicionando frente a temas presentes na realidade dos educadores que estão na rede de educação básica, contribuindo para novas formas de olhar o ensino, a educação e a formação docente com ênfase na formação inicial e continuadas de professores.