Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

A ATIVIDADE PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS SOBRE A ATIVIDADE DE ESTUDO NA ADOLESCÊNCIA E A ATIVIDADE FORMATIVA DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Painel Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116008
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 436
    "titulo" => "A ATIVIDADE PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS SOBRE A ATIVIDADE DE ESTUDO NA ADOLESCÊNCIA E A ATIVIDADE FORMATIVA DE PROFESSORES"
    "resumo" => "A finalidade deste painel consiste em apresentar algumas reflexões teórico-práticas decorrentes de três estudos a respeito da atividade pedagógica, da atividade de estudo na adolescência e da presencialidade na atividade formativa de professores. O primeiro, atividade pedagógica enquanto práxis criadora e reflexiva, tem como objetivo retomar o conceito de atividade enquanto práxis, de acordo com os princípios marxianos, e as especificidades da práxis reflexiva e criadora próprias da unidade dialética constituinte da atividade pedagógica, visando superar as dimensões do praticismo pragmático presente na educação escolar. O segundo, a atividade de estudo nos anos finais do ensino fundamental: um olhar para a transformação dos estudantes adolescentes, dá ênfase à nova situação social de desenvolvimento e ao processo de maturação social da personalidade na adolescência. Tem como objetivo realizar uma discussão teórica a respeito da relação entre a atividade de estudo e as singularidades da adolescência. O terceiro, a presencialidade e a formação continuada de professores, aborda o problema da presencialidade, quando instrumentos e tecnologias digitais têm impactado os modos de interação social. O objetivo é analisar o processo de constituição da presencialidade na formação continuada de professores que integram a atividade formativa nos horários coletivos, em uma escola municipal de São Paulo, durante o ano de 2020. A síntese desses estudos salienta que a atividade dos sujeitos envolvidos no processo pedagógico requer a objetivação da dimensão criadora e reflexiva de sua própria atividade."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD1_ID436_TB99_09102024151232.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELIZA MATTOSINHO BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "Maria Eliza Mat"
    "autor_email" => "membernardes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116008
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 99
    "inscrito_id" => 436
    "titulo" => "A ATIVIDADE PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS SOBRE A ATIVIDADE DE ESTUDO NA ADOLESCÊNCIA E A ATIVIDADE FORMATIVA DE PROFESSORES"
    "resumo" => "A finalidade deste painel consiste em apresentar algumas reflexões teórico-práticas decorrentes de três estudos a respeito da atividade pedagógica, da atividade de estudo na adolescência e da presencialidade na atividade formativa de professores. O primeiro, atividade pedagógica enquanto práxis criadora e reflexiva, tem como objetivo retomar o conceito de atividade enquanto práxis, de acordo com os princípios marxianos, e as especificidades da práxis reflexiva e criadora próprias da unidade dialética constituinte da atividade pedagógica, visando superar as dimensões do praticismo pragmático presente na educação escolar. O segundo, a atividade de estudo nos anos finais do ensino fundamental: um olhar para a transformação dos estudantes adolescentes, dá ênfase à nova situação social de desenvolvimento e ao processo de maturação social da personalidade na adolescência. Tem como objetivo realizar uma discussão teórica a respeito da relação entre a atividade de estudo e as singularidades da adolescência. O terceiro, a presencialidade e a formação continuada de professores, aborda o problema da presencialidade, quando instrumentos e tecnologias digitais têm impactado os modos de interação social. O objetivo é analisar o processo de constituição da presencialidade na formação continuada de professores que integram a atividade formativa nos horários coletivos, em uma escola municipal de São Paulo, durante o ano de 2020. A síntese desses estudos salienta que a atividade dos sujeitos envolvidos no processo pedagógico requer a objetivação da dimensão criadora e reflexiva de sua própria atividade."
    "modalidade" => "Painel"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD1_ID436_TB99_09102024151232.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELIZA MATTOSINHO BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "Maria Eliza Mat"
    "autor_email" => "membernardes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

A finalidade deste painel consiste em apresentar algumas reflexões teórico-práticas decorrentes de três estudos a respeito da atividade pedagógica, da atividade de estudo na adolescência e da presencialidade na atividade formativa de professores. O primeiro, atividade pedagógica enquanto práxis criadora e reflexiva, tem como objetivo retomar o conceito de atividade enquanto práxis, de acordo com os princípios marxianos, e as especificidades da práxis reflexiva e criadora próprias da unidade dialética constituinte da atividade pedagógica, visando superar as dimensões do praticismo pragmático presente na educação escolar. O segundo, a atividade de estudo nos anos finais do ensino fundamental: um olhar para a transformação dos estudantes adolescentes, dá ênfase à nova situação social de desenvolvimento e ao processo de maturação social da personalidade na adolescência. Tem como objetivo realizar uma discussão teórica a respeito da relação entre a atividade de estudo e as singularidades da adolescência. O terceiro, a presencialidade e a formação continuada de professores, aborda o problema da presencialidade, quando instrumentos e tecnologias digitais têm impactado os modos de interação social. O objetivo é analisar o processo de constituição da presencialidade na formação continuada de professores que integram a atividade formativa nos horários coletivos, em uma escola municipal de São Paulo, durante o ano de 2020. A síntese desses estudos salienta que a atividade dos sujeitos envolvidos no processo pedagógico requer a objetivação da dimensão criadora e reflexiva de sua própria atividade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.