A finalidade deste painel consiste em apresentar algumas reflexões teórico-práticas decorrentes de três estudos a respeito da atividade pedagógica, da atividade de estudo na adolescência e da presencialidade na atividade formativa de professores. O primeiro, atividade pedagógica enquanto práxis criadora e reflexiva, tem como objetivo retomar o conceito de atividade enquanto práxis, de acordo com os princípios marxianos, e as especificidades da práxis reflexiva e criadora próprias da unidade dialética constituinte da atividade pedagógica, visando superar as dimensões do praticismo pragmático presente na educação escolar. O segundo, a atividade de estudo nos anos finais do ensino fundamental: um olhar para a transformação dos estudantes adolescentes, dá ênfase à nova situação social de desenvolvimento e ao processo de maturação social da personalidade na adolescência. Tem como objetivo realizar uma discussão teórica a respeito da relação entre a atividade de estudo e as singularidades da adolescência. O terceiro, a presencialidade e a formação continuada de professores, aborda o problema da presencialidade, quando instrumentos e tecnologias digitais têm impactado os modos de interação social. O objetivo é analisar o processo de constituição da presencialidade na formação continuada de professores que integram a atividade formativa nos horários coletivos, em uma escola municipal de São Paulo, durante o ano de 2020. A síntese desses estudos salienta que a atividade dos sujeitos envolvidos no processo pedagógico requer a objetivação da dimensão criadora e reflexiva de sua própria atividade.