O presente artigo tem como objetivo relatar algumas experiências adquiridas durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, Subprojeto de Geografia, na E.E.E.M.I. Severino Cabral, na cidade de Campina Grande – PB, no ano de 2014. Durante a realização da leitura dos mapas contidos nos livros didáticos de Geografia em sala de aula, percebeu-se a dificuldade dos alunos em compreender os elementos cartográficos. Procurou-se, a partir de então, aprofundar o conhecimento sobre a cartografia escolar adquirido a priori pelos alunos, afim de que possam melhor explorar a linguagem contida nos mapas. A partir dos mapas de classificação do relevo brasileiro, desenvolvidos por Aroldo de Azevedo, Aziz Nacib Ab´Sáber e Jurandyr Ross, contidas no próprio livro didático, procurou-se estimular a leitura de mapas, através da técnica de transcrição dos mapas dos livros para cartolinas, sem maiores critérios técnicos, procurou-se desenvolver um mapa artístico (colorido e com legenda); Em seguida, os alunos realizaram a leitura cartográfica a partir dos seus desenhos. Essa atividade possibilita desenvolver o conhecimento da cartografia escolar, promover a integração dos alunos a partir da arte, com fins na leitura e interpretação do espaço geográfico a partir dos mapas. Para tanto, foi necessário a realização de pesquisas bibliográficas, virtuais, além do livro adotado pela escola. A experiência adquirida após a participação no PIBID permite-nos uma maior aproximação com o cotidiano escolar, favorecendo o aperfeiçoamento dos futuros professores, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem, unindo teoria e prática.