Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA ABORDAGEM TRANSFORMADORA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS, TRANSFORMADORA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Poster ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
0 of 0
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108736 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 452 "inscrito_id" => 3022 "titulo" => "POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA ABORDAGEM TRANSFORMADORA" "resumo" => "Este trabalho destaca o potencial transformador da Inteligência Artificial na educação, especialmente por meio de uma intervenção realizada no Ensino Médio durante a participação no Programa Residência Pedagógica. Ao explorar as abordagens para a utilização eficaz da Inteligência Artificial (IA) para uma experiência educacional enriquecedora para os alunos e ampliação de nossas práticas pedagógicas. A utilização da IA como instrumento educacional no Ensino Médio está se configurando como uma abordagem transformadora. Ao incorporar tecnologias avançadas de IA no ambiente educacional, abre-se um vasto horizonte de oportunidades. A metodologia adotada para este estudo baseou-se na abordagem descritiva e analítica. Foram consultados artigos científicos, livros e sites que discutiam acerca da aplicação da IA na educação, tendo ênfase no Ensino Médio. A análise dos materiais selecionados permitiu identificar estratégias e abordagens relevantes para a utilização eficaz no processo de aprendizagem. Os resultados da pesquisa indicam uma variedade de abordagens e estratégias para a aplicação da IA na educação, especialmente no contexto do Ensino Médio. A discussão dos resultados revela a importância de uma integração reflexiva da IA ao ambiente educacional. Embora as tecnologias baseadas em IA ofereçam oportunidades promissoras para aprimorar a educação, é crucial considerar questões éticas, como privacidade e equidade, bem como também garantir a formação adequada dos educadores e educandos para aproveitar ao máximo essas ferramentas, sendo como fundamental abordar preocupações com uso da IA.Este trabalho destaca o potencial transformador da Inteligência Artificial na educação, especialmente por meio de uma intervenção realizada no Ensino Médio dura" "modalidade" => "Poster" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS, TRANSFORMADORA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL" "idioma" => null "arquivo" => "66ab81be0f5bb_01082024093822.pdf" "created_at" => "2024-08-01 09:38:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEYLSON FLORÊNCIO DA COSTA" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "cleylson.costa@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108736 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 452 "inscrito_id" => 3022 "titulo" => "POTENCIALIZANDO A EDUCAÇÃO NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA ABORDAGEM TRANSFORMADORA" "resumo" => "Este trabalho destaca o potencial transformador da Inteligência Artificial na educação, especialmente por meio de uma intervenção realizada no Ensino Médio durante a participação no Programa Residência Pedagógica. Ao explorar as abordagens para a utilização eficaz da Inteligência Artificial (IA) para uma experiência educacional enriquecedora para os alunos e ampliação de nossas práticas pedagógicas. A utilização da IA como instrumento educacional no Ensino Médio está se configurando como uma abordagem transformadora. Ao incorporar tecnologias avançadas de IA no ambiente educacional, abre-se um vasto horizonte de oportunidades. A metodologia adotada para este estudo baseou-se na abordagem descritiva e analítica. Foram consultados artigos científicos, livros e sites que discutiam acerca da aplicação da IA na educação, tendo ênfase no Ensino Médio. A análise dos materiais selecionados permitiu identificar estratégias e abordagens relevantes para a utilização eficaz no processo de aprendizagem. Os resultados da pesquisa indicam uma variedade de abordagens e estratégias para a aplicação da IA na educação, especialmente no contexto do Ensino Médio. A discussão dos resultados revela a importância de uma integração reflexiva da IA ao ambiente educacional. Embora as tecnologias baseadas em IA ofereçam oportunidades promissoras para aprimorar a educação, é crucial considerar questões éticas, como privacidade e equidade, bem como também garantir a formação adequada dos educadores e educandos para aproveitar ao máximo essas ferramentas, sendo como fundamental abordar preocupações com uso da IA.Este trabalho destaca o potencial transformador da Inteligência Artificial na educação, especialmente por meio de uma intervenção realizada no Ensino Médio dura" "modalidade" => "Poster" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS, TRANSFORMADORA, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL" "idioma" => null "arquivo" => "66ab81be0f5bb_01082024093822.pdf" "created_at" => "2024-08-01 09:38:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEYLSON FLORÊNCIO DA COSTA" "autor_nome_curto" => null "autor_email" => "cleylson.costa@alunos.ufersa.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este trabalho destaca o potencial transformador da Inteligência Artificial na educação, especialmente por meio de uma intervenção realizada no Ensino Médio durante a participação no Programa Residência Pedagógica. Ao explorar as abordagens para a utilização eficaz da Inteligência Artificial (IA) para uma experiência educacional enriquecedora para os alunos e ampliação de nossas práticas pedagógicas. A utilização da IA como instrumento educacional no Ensino Médio está se configurando como uma abordagem transformadora. Ao incorporar tecnologias avançadas de IA no ambiente educacional, abre-se um vasto horizonte de oportunidades. A metodologia adotada para este estudo baseou-se na abordagem descritiva e analítica. Foram consultados artigos científicos, livros e sites que discutiam acerca da aplicação da IA na educação, tendo ênfase no Ensino Médio. A análise dos materiais selecionados permitiu identificar estratégias e abordagens relevantes para a utilização eficaz no processo de aprendizagem. Os resultados da pesquisa indicam uma variedade de abordagens e estratégias para a aplicação da IA na educação, especialmente no contexto do Ensino Médio. A discussão dos resultados revela a importância de uma integração reflexiva da IA ao ambiente educacional. Embora as tecnologias baseadas em IA ofereçam oportunidades promissoras para aprimorar a educação, é crucial considerar questões éticas, como privacidade e equidade, bem como também garantir a formação adequada dos educadores e educandos para aproveitar ao máximo essas ferramentas, sendo como fundamental abordar preocupações com uso da IA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.