Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

AS METODOLOGIAS EM HISTÓRIA: O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM RESIDENTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP).

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107622
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 993
    "inscrito_id" => 2258
    "titulo" => "AS METODOLOGIAS EM HISTÓRIA: O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM RESIDENTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP)."
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo relatar as experiências no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em História da UNEAL– Campus I/Arapiraca bem como analisar o processo de ensino e aprendizagem por meio da inserção dos residentes no campo profissional. A metodologia utilizada neste artigo prioriza o diálogo entre as concepções historiográficas de renomados pesquisadores do campo da Teoria da História com a observação crítica feita em sala de aula. Assim como a pesquisa bibliográfica e a pesquisa em ação buscam, a partir de autores que estudam a formação docente, relacionar teoria e prática no campo do Ensino em História. Ter o contato direto e amplo com o ambiente e com a comunidade escolar permite um enriquecimento de saberes. A aprendizagem e a experiência se tornam cruciais para o desenvolvimento do professor em formação, principalmente na área da História. Logo, ratificamos a importância do PRP para a construção da formação docente mostrando que a ampla vivência na escola e o contato constante com a sala de aula e com as orientações do preceptor e coordenador de forma continuada, é indispensável para a progressão do discente, a fim que este se torne um bom profissional. A referida vivência em um âmbito escolar propícia ao professor em formação entendimento sobre os aspectos escolares, metodologias de ensino, planos de atividades e reuniões pedagógicas a serem aplicadas em conformidade com as necessidades de cada turma e/ou aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID2258_TB993_31032024130317.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THOMAS SIQUEIRA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "THOMAS"
    "autor_email" => "thomasiqueira1@gmal.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107622
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 993
    "inscrito_id" => 2258
    "titulo" => "AS METODOLOGIAS EM HISTÓRIA: O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM RESIDENTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP)."
    "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo relatar as experiências no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em História da UNEAL– Campus I/Arapiraca bem como analisar o processo de ensino e aprendizagem por meio da inserção dos residentes no campo profissional. A metodologia utilizada neste artigo prioriza o diálogo entre as concepções historiográficas de renomados pesquisadores do campo da Teoria da História com a observação crítica feita em sala de aula. Assim como a pesquisa bibliográfica e a pesquisa em ação buscam, a partir de autores que estudam a formação docente, relacionar teoria e prática no campo do Ensino em História. Ter o contato direto e amplo com o ambiente e com a comunidade escolar permite um enriquecimento de saberes. A aprendizagem e a experiência se tornam cruciais para o desenvolvimento do professor em formação, principalmente na área da História. Logo, ratificamos a importância do PRP para a construção da formação docente mostrando que a ampla vivência na escola e o contato constante com a sala de aula e com as orientações do preceptor e coordenador de forma continuada, é indispensável para a progressão do discente, a fim que este se torne um bom profissional. A referida vivência em um âmbito escolar propícia ao professor em formação entendimento sobre os aspectos escolares, metodologias de ensino, planos de atividades e reuniões pedagógicas a serem aplicadas em conformidade com as necessidades de cada turma e/ou aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID2258_TB993_31032024130317.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THOMAS SIQUEIRA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "THOMAS"
    "autor_email" => "thomasiqueira1@gmal.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este trabalho teve como objetivo relatar as experiências no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em História da UNEAL– Campus I/Arapiraca bem como analisar o processo de ensino e aprendizagem por meio da inserção dos residentes no campo profissional. A metodologia utilizada neste artigo prioriza o diálogo entre as concepções historiográficas de renomados pesquisadores do campo da Teoria da História com a observação crítica feita em sala de aula. Assim como a pesquisa bibliográfica e a pesquisa em ação buscam, a partir de autores que estudam a formação docente, relacionar teoria e prática no campo do Ensino em História. Ter o contato direto e amplo com o ambiente e com a comunidade escolar permite um enriquecimento de saberes. A aprendizagem e a experiência se tornam cruciais para o desenvolvimento do professor em formação, principalmente na área da História. Logo, ratificamos a importância do PRP para a construção da formação docente mostrando que a ampla vivência na escola e o contato constante com a sala de aula e com as orientações do preceptor e coordenador de forma continuada, é indispensável para a progressão do discente, a fim que este se torne um bom profissional. A referida vivência em um âmbito escolar propícia ao professor em formação entendimento sobre os aspectos escolares, metodologias de ensino, planos de atividades e reuniões pedagógicas a serem aplicadas em conformidade com as necessidades de cada turma e/ou aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.