DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO DE ESTUDOS
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108480 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 646 "inscrito_id" => 3239 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO DE ESTUDOS" "resumo" => "O ensino de ciências enfrenta, constantemente, diversos desafios, como a complexidade dos conteúdos, ausência de conexão com o cotidiano dos estudantes e a necessidade de tornar as aulas mais significativas. Nesse contexto, o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) surge como uma ferramenta promissora a partir de uma abordagem que visa ampliar as oportunidades de desenvolvimento de cada aluno por meio do planejamento pedagógico contínuo aliado ao uso de mídias digitais. No entanto, embora o DUA já tenha percorrido um longo caminho desde a sua origem, a sua aplicação na educação e, sobretudo, no ensino de conteúdos científicos, ainda não é amplamente difundida tornando relevante conhecer e propagar práticas que o empreguem como abordagem inclusiva e facilitadora do processo educativo. Portanto, este estudo teve como objetivo realizar um levantamento de pesquisas que aplicam a abordagem do DUA, seja de forma direta ou indireta, no ensino de Ciências. O levantamento foi realizado no Periódico Capes, a partir de critérios de inclusão, isto é, artigos científicos publicados entre 2021 a 2024 em língua portuguesa. Foram encontrados três estudos: um de revisão sistemática focado no ensino fundamental e dois que relatam o planejamento e desenvolvimento de atividades educacionais baseadas no DUA para o nível superior. Os achados desses estudos foram considerados positivos, demonstrando a viabilidade da aplicação dos princípios do DUA para facilitar a aprendizagem no ensino de Ciências bem como reconhecer a pluralidade dos indivíduos que compõem a sala de aula. Contudo, dada à escassez de estudos, e considerando o DUA uma abordagem inclusiva e potencializadora, é necessário que, no Brasil, haja mais divulgações acerca das bases teóricas dessa abordagem cuja aplicação auxilia na ressignificação das formas de ensinar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3239_TB646_06062024191705.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAÍS MONTEIRO DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "TAÍS" "autor_email" => "taispaiva04@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108480 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 646 "inscrito_id" => 3239 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM LEVANTAMENTO DE ESTUDOS" "resumo" => "O ensino de ciências enfrenta, constantemente, diversos desafios, como a complexidade dos conteúdos, ausência de conexão com o cotidiano dos estudantes e a necessidade de tornar as aulas mais significativas. Nesse contexto, o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) surge como uma ferramenta promissora a partir de uma abordagem que visa ampliar as oportunidades de desenvolvimento de cada aluno por meio do planejamento pedagógico contínuo aliado ao uso de mídias digitais. No entanto, embora o DUA já tenha percorrido um longo caminho desde a sua origem, a sua aplicação na educação e, sobretudo, no ensino de conteúdos científicos, ainda não é amplamente difundida tornando relevante conhecer e propagar práticas que o empreguem como abordagem inclusiva e facilitadora do processo educativo. Portanto, este estudo teve como objetivo realizar um levantamento de pesquisas que aplicam a abordagem do DUA, seja de forma direta ou indireta, no ensino de Ciências. O levantamento foi realizado no Periódico Capes, a partir de critérios de inclusão, isto é, artigos científicos publicados entre 2021 a 2024 em língua portuguesa. Foram encontrados três estudos: um de revisão sistemática focado no ensino fundamental e dois que relatam o planejamento e desenvolvimento de atividades educacionais baseadas no DUA para o nível superior. Os achados desses estudos foram considerados positivos, demonstrando a viabilidade da aplicação dos princípios do DUA para facilitar a aprendizagem no ensino de Ciências bem como reconhecer a pluralidade dos indivíduos que compõem a sala de aula. Contudo, dada à escassez de estudos, e considerando o DUA uma abordagem inclusiva e potencializadora, é necessário que, no Brasil, haja mais divulgações acerca das bases teóricas dessa abordagem cuja aplicação auxilia na ressignificação das formas de ensinar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3239_TB646_06062024191705.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAÍS MONTEIRO DE PAIVA" "autor_nome_curto" => "TAÍS" "autor_email" => "taispaiva04@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }