CARTAS DE EDUCADORAS DO AEE DE ALUNOS AUTISTAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO BREJO PARAIBANO
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108406 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 545 "inscrito_id" => 484 "titulo" => "CARTAS DE EDUCADORAS DO AEE DE ALUNOS AUTISTAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO BREJO PARAIBANO" "resumo" => "RESUMO As políticas de formação continuada de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de alunos autistas é um tema extremamente importante, devido à grande demanda que as escolas tem recebido de educandos autistas. Gatti (2010) alega que a presença de diversidade de necessidades, bem como de condições, atribui uma reflexão, que busca orientar com seguridade seja a formação inicial docente quanto a formação continuada de forma diversificada atribuídas no currículo conforme a pluralidade do Brasil. Considerando o exposto, o presente pré projeto submetido ao curso de Especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (EEPI), pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem o intuito de investigar os desafios e possibilidades do AEE na inclusão de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e identificar práticas que atendam as necessidades específicas acerca dos alunos com TEA. Este trabalho também buscará compreender políticas públicas, de formação continuada que embasam o AEE de um município no brejo paraibano. Este estudo configura-se como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e contará com a participação de professores da rede municipal de ensino do Brejo Paraibano, que atuam no AEE, no intuito de investigar as problemáticas outrora discutidas. Como instrumentos utilizados nesta pesquisa pretende-se fazer uma observação em lócus, para uma melhor compreensão das práticas desenvolvidas e levantamento de hipóteses, em relação aos desafios destes docentes. A vista disso, será proposto uma produção de cartas, na qual os professores serão incentivados a refletir sobre a formação continuada de professores do AEE, no contexto da pesquisa e as práticas educativas que tem estimulado o desenvolvimento destes alunos. No geral, o uso de cartas por Paulo Freire em sua Pedagogia das Indagações era uma estratégia pedagógica eficaz para promover o diálogo, a reflexão crítica e o desenvolvimento das habilidades de comunicação. O presente estudo é um recorte de uma pesquisa para título de especialista em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (EEPI), pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Objetivamos investigar os desafios e possibilidades do AEE na inclusão... Buscando também compreender as políticas públicas de formação continuada que embasam o AEE de um município no brejo Paraibano. Palavras-chave: Educação Inclusiva, Formação continuada de professores, Autismo, Cartas Pedagógicas de Freire." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID484_TB545_23032024201052.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS DORES TRAJANO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MARIA TRAJANO" "autor_email" => "marytrajano250317@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108406 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 545 "inscrito_id" => 484 "titulo" => "CARTAS DE EDUCADORAS DO AEE DE ALUNOS AUTISTAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO BREJO PARAIBANO" "resumo" => "RESUMO As políticas de formação continuada de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de alunos autistas é um tema extremamente importante, devido à grande demanda que as escolas tem recebido de educandos autistas. Gatti (2010) alega que a presença de diversidade de necessidades, bem como de condições, atribui uma reflexão, que busca orientar com seguridade seja a formação inicial docente quanto a formação continuada de forma diversificada atribuídas no currículo conforme a pluralidade do Brasil. Considerando o exposto, o presente pré projeto submetido ao curso de Especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (EEPI), pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), tem o intuito de investigar os desafios e possibilidades do AEE na inclusão de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e identificar práticas que atendam as necessidades específicas acerca dos alunos com TEA. Este trabalho também buscará compreender políticas públicas, de formação continuada que embasam o AEE de um município no brejo paraibano. Este estudo configura-se como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e contará com a participação de professores da rede municipal de ensino do Brejo Paraibano, que atuam no AEE, no intuito de investigar as problemáticas outrora discutidas. Como instrumentos utilizados nesta pesquisa pretende-se fazer uma observação em lócus, para uma melhor compreensão das práticas desenvolvidas e levantamento de hipóteses, em relação aos desafios destes docentes. A vista disso, será proposto uma produção de cartas, na qual os professores serão incentivados a refletir sobre a formação continuada de professores do AEE, no contexto da pesquisa e as práticas educativas que tem estimulado o desenvolvimento destes alunos. No geral, o uso de cartas por Paulo Freire em sua Pedagogia das Indagações era uma estratégia pedagógica eficaz para promover o diálogo, a reflexão crítica e o desenvolvimento das habilidades de comunicação. O presente estudo é um recorte de uma pesquisa para título de especialista em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (EEPI), pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Objetivamos investigar os desafios e possibilidades do AEE na inclusão... Buscando também compreender as políticas públicas de formação continuada que embasam o AEE de um município no brejo Paraibano. Palavras-chave: Educação Inclusiva, Formação continuada de professores, Autismo, Cartas Pedagógicas de Freire." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID484_TB545_23032024201052.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS DORES TRAJANO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "MARIA TRAJANO" "autor_email" => "marytrajano250317@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }