Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A LUDICIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: AULAS PARA ALUNOS COM E SEM DEFICIÊNCIA VISUAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados
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A pessoa com deficiência visual não possui um contato com o ambiente físico, a não utilização de um material adequado pode levar a um ensino baseado na simples repetição verbal, sem vínculo com a realidade. A utilização de recursos didáticos em sala de aula para alunos videntes e não videntes é uma das alternativas que corrobora para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, sendo cerca de 6 milhões com baixa visão. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar e avaliar dois recursos didáticos de Química para alunos videntes e não videntes em sala de aula utilizando materiais de baixo custo. A metodologia adotada aplicou moldes de uma pesquisa quanti-qualitativa com o intuito de sustentar os resultados do estudo teórico-bibliográfico, de cunho experimental para confecção de materiais didáticos alternativos e de baixo custo. Foram observados que os recursos didáticos apresentados em sala de aulas auxiliaram bastante na compreensão dos conteúdos abordados envolvendo orbitais e a construção do diagrama de Linus Pauling. Estes recursos foram muito bem aceitos e aprovados por todos os alunos que avaliaram, os mesmos conseguiram minimizar as lacunas existentes no processo de ensino e aprendizagem conduzindo a um caminho saudável para o fortalecimento mais efetivo dos conteúdos abordados, onde as barreiras foram quebradas consolidando total interesse dos discentes em participar das aulas com inserção de recursos didáticos.Muitos professores não utilizam práticas diferenciadas nas suas aulas, como a inserção de recursos didáticos e, assim, enfrentam muitos desafios para superar li" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1348_TB918_04062024132006.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SORAIA CARVALHO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "SORAIA" "autor_email" => "soraia.cs@servidor.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108661 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 918 "inscrito_id" => 1348 "titulo" => "A LUDICIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: AULAS PARA ALUNOS COM E SEM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "Muitos professores não utilizam práticas diferenciadas nas suas aulas, como a inserção de recursos didáticos e, assim, enfrentam muitos desafios para superar limitações metodológicas que dificultam a aprendizagem dos alunos, sendo um fator relevante para que os alunos fiquem cada vez mais distantes e deixem de se envolver com o ambiente escolar. 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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Muitos professores não utilizam práticas diferenciadas nas suas aulas, como a inserção de recursos didáticos e, assim, enfrentam muitos desafios para superar limitações metodológicas que dificultam a aprendizagem dos alunos, sendo um fator relevante para que os alunos fiquem cada vez mais distantes e deixem de se envolver com o ambiente escolar. A pessoa com deficiência visual não possui um contato com o ambiente físico, a não utilização de um material adequado pode levar a um ensino baseado na simples repetição verbal, sem vínculo com a realidade. A utilização de recursos didáticos em sala de aula para alunos videntes e não videntes é uma das alternativas que corrobora para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil, sendo cerca de 6 milhões com baixa visão. O objetivo deste trabalho consiste em apresentar e avaliar dois recursos didáticos de Química para alunos videntes e não videntes em sala de aula utilizando materiais de baixo custo. A metodologia adotada aplicou moldes de uma pesquisa quanti-qualitativa com o intuito de sustentar os resultados do estudo teórico-bibliográfico, de cunho experimental para confecção de materiais didáticos alternativos e de baixo custo. Foram observados que os recursos didáticos apresentados em sala de aulas auxiliaram bastante na compreensão dos conteúdos abordados envolvendo orbitais e a construção do diagrama de Linus Pauling. Estes recursos foram muito bem aceitos e aprovados por todos os alunos que avaliaram, os mesmos conseguiram minimizar as lacunas existentes no processo de ensino e aprendizagem conduzindo a um caminho saudável para o fortalecimento mais efetivo dos conteúdos abordados, onde as barreiras foram quebradas consolidando total interesse dos discentes em participar das aulas com inserção de recursos didáticos.

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