AUDIODESCRIÇÃO: A VOZ DAS IMAGENS ESTÁTICAS
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Todas essas imagens estáticas que correspondem a objetivos didáticos têm significados, daí a necessidade de fazer a leitura e traduzi-las em palavras. Para promover o acesso a esse universo imagético segundo Motta (2016), o professor precisa conhecer para que possa utilizá-la como ferramenta pedagógica. Tencionando promover essa temática, a primeira autora ofertou a oficina "Audiodescrição: a voz das imagens estáticas” durante a I Semana da Pessoa com Deficiência da UEPB, evento organizado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual da Paraíba. O objetivo principal da oficina foi apresentar os fundamentos, técnicas e princípios da Audiodescrição aplicados a imagens estáticas em contextos educacionais. A metodologia incluiu momentos de apresentação teórica, exercícios práticos de elaboração de roteiros experimentais, análise de materiais audiodescritos e construção coletiva de roteiros. Quanto aos resultados eles mostraram a eficácia da Audiodescrição associadas a roteiros experimentais impressos em braille ou fonte ampliada, quando acompanhada de experiências táteis para inclusão e participação autônoma dos estudantes com deficiência visual. Conclui-se que o uso eficaz da AD pode melhorar significativamente a experiência de aprendizado dos estudantes. Isso pode levar a um maior engajamento, compreensão e sucesso acadêmico." 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