SANTOS, Luciene Do Carmo et al.. Audiodescrição: a voz das imagens estáticas. Anais do V CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/108111>. Acesso em: 24/12/2024 13:55
Audiodescrição (AD) é recurso de acessibilidade comunicacional que transforma imagens em palavras. No âmbito educacional, pode desempenhar um papel essencial ao possibilitar o acesso aos recursos imagéticos para estudantes com deficiência visual. Cartazes, tirinhas, fotografias, tabelas gráficos, materiais que cada vez mais fazem parte do cotidiano das crianças e dos jovens. Todas essas imagens estáticas que correspondem a objetivos didáticos têm significados, daí a necessidade de fazer a leitura e traduzi-las em palavras. Para promover o acesso a esse universo imagético segundo Motta (2016), o professor precisa conhecer para que possa utilizá-la como ferramenta pedagógica. Tencionando promover essa temática, a primeira autora ofertou a oficina "Audiodescrição: a voz das imagens estáticas” durante a I Semana da Pessoa com Deficiência da UEPB, evento organizado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual da Paraíba. O objetivo principal da oficina foi apresentar os fundamentos, técnicas e princípios da Audiodescrição aplicados a imagens estáticas em contextos educacionais. A metodologia incluiu momentos de apresentação teórica, exercícios práticos de elaboração de roteiros experimentais, análise de materiais audiodescritos e construção coletiva de roteiros. Quanto aos resultados eles mostraram a eficácia da Audiodescrição associadas a roteiros experimentais impressos em braille ou fonte ampliada, quando acompanhada de experiências táteis para inclusão e participação autônoma dos estudantes com deficiência visual. Conclui-se que o uso eficaz da AD pode melhorar significativamente a experiência de aprendizado dos estudantes. Isso pode levar a um maior engajamento, compreensão e sucesso acadêmico.