Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108103
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 137
    "inscrito_id" => 1929
    "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO"
    "resumo" => "O presente trabalho relata uma experiência que descreve a aplicação de um minicurso destinado a capacitar professores para o uso do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), visando promover a inclusão de alunos com autismo. A iniciativa surgiu a partir da disciplina de Laboratório e Prática do Ensino de Física do curso de Licenciatura em Física do IFPE - Campus Pesqueira que teve como forma de avaliação a criação e execução de um minicurso. Nesse sentido, realizado de forma presencial no segundo semestre de 2023, o minicurso teve como público-alvo professores, psicólogos e psicopedagogos de Pesqueira e cidades circunvizinhas, com o intuito de explorar estratégias práticas e teóricas para atender às necessidades específicas dos alunos com autismo no contexto educacional. O relato destaca a relevância do minicurso ao promover reflexões e diálogos entre os participantes, proporcionando uma análise dos desafios enfrentados pelos educadores e alunos no processo de inclusão. Destaca-se o papel do DUA como uma ferramenta interessante no desenvolvimento e implementação de práticas inclusivas, devido a sua aplicação ser adaptável e sensível às diversas necessidades desses estudantes. O artigo conclui ressaltando a importância contínua de investir em estratégias inclusivas, com especial ênfase no DUA, para promover uma educação mais justa e igualitária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1929_TB137_06062024183045.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALICE RODRIGUES"
    "autor_email" => "eualicerodriguess@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108103
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 137
    "inscrito_id" => 1929
    "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM COMO FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO"
    "resumo" => "O presente trabalho relata uma experiência que descreve a aplicação de um minicurso destinado a capacitar professores para o uso do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), visando promover a inclusão de alunos com autismo. A iniciativa surgiu a partir da disciplina de Laboratório e Prática do Ensino de Física do curso de Licenciatura em Física do IFPE - Campus Pesqueira que teve como forma de avaliação a criação e execução de um minicurso. Nesse sentido, realizado de forma presencial no segundo semestre de 2023, o minicurso teve como público-alvo professores, psicólogos e psicopedagogos de Pesqueira e cidades circunvizinhas, com o intuito de explorar estratégias práticas e teóricas para atender às necessidades específicas dos alunos com autismo no contexto educacional. O relato destaca a relevância do minicurso ao promover reflexões e diálogos entre os participantes, proporcionando uma análise dos desafios enfrentados pelos educadores e alunos no processo de inclusão. Destaca-se o papel do DUA como uma ferramenta interessante no desenvolvimento e implementação de práticas inclusivas, devido a sua aplicação ser adaptável e sensível às diversas necessidades desses estudantes. O artigo conclui ressaltando a importância contínua de investir em estratégias inclusivas, com especial ênfase no DUA, para promover uma educação mais justa e igualitária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1929_TB137_06062024183045.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ALICE RODRIGUES"
    "autor_email" => "eualicerodriguess@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente trabalho relata uma experiência que descreve a aplicação de um minicurso destinado a capacitar professores para o uso do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), visando promover a inclusão de alunos com autismo. A iniciativa surgiu a partir da disciplina de Laboratório e Prática do Ensino de Física do curso de Licenciatura em Física do IFPE - Campus Pesqueira que teve como forma de avaliação a criação e execução de um minicurso. Nesse sentido, realizado de forma presencial no segundo semestre de 2023, o minicurso teve como público-alvo professores, psicólogos e psicopedagogos de Pesqueira e cidades circunvizinhas, com o intuito de explorar estratégias práticas e teóricas para atender às necessidades específicas dos alunos com autismo no contexto educacional. O relato destaca a relevância do minicurso ao promover reflexões e diálogos entre os participantes, proporcionando uma análise dos desafios enfrentados pelos educadores e alunos no processo de inclusão. Destaca-se o papel do DUA como uma ferramenta interessante no desenvolvimento e implementação de práticas inclusivas, devido a sua aplicação ser adaptável e sensível às diversas necessidades desses estudantes. O artigo conclui ressaltando a importância contínua de investir em estratégias inclusivas, com especial ênfase no DUA, para promover uma educação mais justa e igualitária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.