O presente trabalho relata uma experiência que descreve a aplicação de um minicurso destinado a capacitar professores para o uso do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), visando promover a inclusão de alunos com autismo. A iniciativa surgiu a partir da disciplina de Laboratório e Prática do Ensino de Física do curso de Licenciatura em Física do IFPE - Campus Pesqueira que teve como forma de avaliação a criação e execução de um minicurso. Nesse sentido, realizado de forma presencial no segundo semestre de 2023, o minicurso teve como público-alvo professores, psicólogos e psicopedagogos de Pesqueira e cidades circunvizinhas, com o intuito de explorar estratégias práticas e teóricas para atender às necessidades específicas dos alunos com autismo no contexto educacional. O relato destaca a relevância do minicurso ao promover reflexões e diálogos entre os participantes, proporcionando uma análise dos desafios enfrentados pelos educadores e alunos no processo de inclusão. Destaca-se o papel do DUA como uma ferramenta interessante no desenvolvimento e implementação de práticas inclusivas, devido a sua aplicação ser adaptável e sensível às diversas necessidades desses estudantes. O artigo conclui ressaltando a importância contínua de investir em estratégias inclusivas, com especial ênfase no DUA, para promover uma educação mais justa e igualitária.