O texto que apresentamos procura destacar alguns pontos cruciais que viabilizam o ensino dos Direitos Humanos na Educação Básica. A compreensão dos Direitos Humanos como elemento central para a construção de uma sociedade democrática que garanta a cidadania crítica e participativa é um tema central para a educação de milhares de crianças e jovens. Objetivamos ampliar a compreensão do que são os Direitos Humanos, contrapondo-se a ideologia de criminalização, bem como da educação como um direito, de responsabilidade do Estado, e não uma mercadoria a serviço dos interesses do capital. Nossa metodologia está centrada na revisão bibliográfica dos seguintes autores: Ramos (2021), Piovesan (2009), Silva (2010; 2012), Schilling (2014; 2011), Mosca (1990). A importância do ensino de Direitos Humanos na escola deve ultrapassar a transversalidade e dar passos para a sua disciplinarização escolar. É preciso construir uma consciência da importância dos Direitos Humanos e da luta pela concretização desses direitos, combatendo as formas de violação. Os direitos são conquistas sociais e a escola, como espaço de reflexão sobre o conhecimento, pode e deve ser o palco de ensino, inspiração e defesa dos direitos. Assim, os Direitos Humanos têm uma contribuição imprescindível a oferecer na construção de uma consciência crítica, cidadã e democrática.