(RE)PENSANDO O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
0 of 0"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 108014 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 1603 "titulo" => "(RE)PENSANDO O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA" "resumo" => "O texto resulta do trabalho colaborativo desenvolvido pela bolsista do Programa Licenciaturas da Universidade Federal Fluminense, em conjunto com três alunos-bolsistas do 7º ano do Ensino Fundamental 2, da Educação Básica do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF), sob orientação da professora e autora desse texto. Mais especificamente, desenvolvemos materiais didáticos inclusivos visando atender à três alunas público-alvo da Educação Especial, pertencentes ao 6º ano do Ensino Fundamental 2. Essa ação demandou uma reestruturação do ensino, de modo que pudesse propiciar a valorização da diversidade, por meio da participação e aprendizagem do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (BRASIL, 2007). De igual modo, possibilitou às discentes, em formação inicial e continuada, uma formação adequada tornando-as aptas a elaborarem e desenvolverem novas propostas e práticas de ensino que correspondam às dificuldades individuais de seus [futuros] alunos (REPOLHO et. al, 2018). Objetivando abordar os conteúdos curriculares de “Ecologia”, que estavam sendo trabalhados na turma do sexto ano, ficamos diante de um desafio: a adaptação dos mesmos. Desse modo, foi realizada uma busca por trabalhos que pudessem trazer referências de materiais confeccionados em outros espaços-tempos formativos. Contudo, não encontramos materiais publicados com o tema para o segmento em questão. Assim, partimos para o planejamento e, em seguida, elaboração de três materiais didáticos. As atividades permitiram estabelecer o contato dos alunos-bolsistas e da aluna em formação inicial com as estudantes do sexto ano. Para os alunos-bolsistas, a experiência vivida possibilitou trabalhar a prática colaborativa e valores como a "equidade" e a inclusão. Pelo acima exposto, entendemos que os materiais didáticos inclusivos desempenham um papel importante na promoção da inclusão social e educacional das alunas, uma vez que consideram as diferentes habilidades e necessidades delas, o que maximiza o potencial de aprendizado. ◀O texto resulta do trabalho colaborativo desenvolvido pela bolsista do Programa Licenciaturas da Universidade Federal Fluminense, em conjunto com três alunos-bo ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1603_TB23_02072024160748.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:54" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINE DE O. BLOOMFIELD FERNANDES" "autor_nome_curto" => "Karine de O. Bl" "autor_email" => "kabloom01@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 108014 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 23 "inscrito_id" => 1603 "titulo" => "(RE)PENSANDO O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA" "resumo" => "O texto resulta do trabalho colaborativo desenvolvido pela bolsista do Programa Licenciaturas da Universidade Federal Fluminense, em conjunto com três alunos-bolsistas do 7º ano do Ensino Fundamental 2, da Educação Básica do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI-UFF), sob orientação da professora e autora desse texto. Mais especificamente, desenvolvemos materiais didáticos inclusivos visando atender à três alunas público-alvo da Educação Especial, pertencentes ao 6º ano do Ensino Fundamental 2. Essa ação demandou uma reestruturação do ensino, de modo que pudesse propiciar a valorização da diversidade, por meio da participação e aprendizagem do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, conforme previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação (BRASIL, 2007). De igual modo, possibilitou às discentes, em formação inicial e continuada, uma formação adequada tornando-as aptas a elaborarem e desenvolverem novas propostas e práticas de ensino que correspondam às dificuldades individuais de seus [futuros] alunos (REPOLHO et. al, 2018). Objetivando abordar os conteúdos curriculares de “Ecologia”, que estavam sendo trabalhados na turma do sexto ano, ficamos diante de um desafio: a adaptação dos mesmos. Desse modo, foi realizada uma busca por trabalhos que pudessem trazer referências de materiais confeccionados em outros espaços-tempos formativos. Contudo, não encontramos materiais publicados com o tema para o segmento em questão. Assim, partimos para o planejamento e, em seguida, elaboração de três materiais didáticos. As atividades permitiram estabelecer o contato dos alunos-bolsistas e da aluna em formação inicial com as estudantes do sexto ano. Para os alunos-bolsistas, a experiência vivida possibilitou trabalhar a prática colaborativa e valores como a "equidade" e a inclusão. Pelo acima exposto, entendemos que os materiais didáticos inclusivos desempenham um papel importante na promoção da inclusão social e educacional das alunas, uma vez que consideram as diferentes habilidades e necessidades delas, o que maximiza o potencial de aprendizado. ◀O texto resulta do trabalho colaborativo desenvolvido pela bolsista do Programa Licenciaturas da Universidade Federal Fluminense, em conjunto com três alunos-bo ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1603_TB23_02072024160748.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:54" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARINE DE O. BLOOMFIELD FERNANDES" "autor_nome_curto" => "Karine de O. Bl" "autor_email" => "kabloom01@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }