"LIVOX APRENDER BRINCANDO: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS AO DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TEA."
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108128 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 171 "inscrito_id" => 2045 "titulo" => ""LIVOX APRENDER BRINCANDO: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS AO DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TEA."" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo dialogar sobre as praticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas no projeto “Livox aprender brincando”, através do uso do aplicativo Livox no contexto de Tecnologias Assistivas – TA/ Comunicacão Alternativa Aumentativa/CAA, inseridas no contexto escolar das Salas de Recurso Multifuncional - SRM e no Atendimento Educacional Especializado – AEE, para estudantes localizadas no espectro do Autismo na produção de jogos didáticos junto aos professores especialistas, dessa forma, acompanhar a repercussão no desenvolvimento/aprendizagens destes estudantes, tendo como conceito central a Zona de desenvolvimento Proximal/próxima/Eminente – ZPD e a reelaboração Criativa. Considerando as contribuições advindas da teoria histórico-cultural, tendo como referência os conceitos vigotskianos do desenvolvimento/ aprendizagem, mediação e interação, pelos artefatos socialmente construídos e historicamente localizados, no contexto as atividades desenvolvidas no aplicativo e manipulado por todos outros estudantes. As atividades desenvolvidas no aplicativo tiveram a brincadeira como atividade guia voltada a aprendizagem/desenvolvimento. Ao longo do projeto que culminou nos processos de inserção das atividades construídas pelos estudantes e na utilização do aplicativo nas salas de atendimento educacional especializado, percebeu-se um movimento contínuo de aprendizagem /desenvolvimento apresentados pelos estudantes nas habilidades sobre conteúdos curriculares específicos desenvolvidos nas atividades; nas habilidades tecnológicas requeridas na construção das atividades; e na estrutura comunicativa que era demandada no desenvolvimento das narrativas; para além das habilidades que os professores especialistas mobilizaram acerca das tecnologias assistivas e do aplicativo Livox." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID2045_TB171_19022024191305.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGIA DANIELLA FEITOSA DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "GEORGIA" "autor_email" => "georgiadaraujo@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108128 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 171 "inscrito_id" => 2045 "titulo" => ""LIVOX APRENDER BRINCANDO: DIÁLOGOS NECESSÁRIOS AO DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TEA."" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo dialogar sobre as praticas pedagógicas inclusivas desenvolvidas no projeto “Livox aprender brincando”, através do uso do aplicativo Livox no contexto de Tecnologias Assistivas – TA/ Comunicacão Alternativa Aumentativa/CAA, inseridas no contexto escolar das Salas de Recurso Multifuncional - SRM e no Atendimento Educacional Especializado – AEE, para estudantes localizadas no espectro do Autismo na produção de jogos didáticos junto aos professores especialistas, dessa forma, acompanhar a repercussão no desenvolvimento/aprendizagens destes estudantes, tendo como conceito central a Zona de desenvolvimento Proximal/próxima/Eminente – ZPD e a reelaboração Criativa. Considerando as contribuições advindas da teoria histórico-cultural, tendo como referência os conceitos vigotskianos do desenvolvimento/ aprendizagem, mediação e interação, pelos artefatos socialmente construídos e historicamente localizados, no contexto as atividades desenvolvidas no aplicativo e manipulado por todos outros estudantes. As atividades desenvolvidas no aplicativo tiveram a brincadeira como atividade guia voltada a aprendizagem/desenvolvimento. Ao longo do projeto que culminou nos processos de inserção das atividades construídas pelos estudantes e na utilização do aplicativo nas salas de atendimento educacional especializado, percebeu-se um movimento contínuo de aprendizagem /desenvolvimento apresentados pelos estudantes nas habilidades sobre conteúdos curriculares específicos desenvolvidos nas atividades; nas habilidades tecnológicas requeridas na construção das atividades; e na estrutura comunicativa que era demandada no desenvolvimento das narrativas; para além das habilidades que os professores especialistas mobilizaram acerca das tecnologias assistivas e do aplicativo Livox." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID2045_TB171_19022024191305.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEORGIA DANIELLA FEITOSA DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "GEORGIA" "autor_email" => "georgiadaraujo@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }