Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

ADAPTAÇÃO DE TECLADO TRADICIONAL EM BRAILLE: PROMOVENDO ACESSIBILIDADE NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 05: Educação, diversidade e inclusão social
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107769
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1249
    "inscrito_id" => 4748
    "titulo" => "ADAPTAÇÃO DE TECLADO TRADICIONAL EM BRAILLE: PROMOVENDO ACESSIBILIDADE NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "A presente pesquisa investigou a viabilidade da adaptação de um teclado tradicional para a escrita Braille com o objetivo de promover a acessibilidade na Residência Pedagógica. Os procedimentos metodológicos envolveram a seleção do teclado, elaboração de um guia de uso e colaboração com o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal do Amapá. Os resultados indicaram uma melhoria significativa na experiência de uso para os usuários com deficiência visual, evidenciando maior rapidez na digitação e navegação em interfaces digitais. Esses achados sugerem que a adaptação do teclado em Braille desempenha um papel crucial na promoção da acessibilidade na educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID4748_TB1249_31032024234324.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA CARLENA CORREIA VELASCO GUIMARAES"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA VELASCO"
    "autor_email" => "luciana.guimaraes@ifap.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107769
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1249
    "inscrito_id" => 4748
    "titulo" => "ADAPTAÇÃO DE TECLADO TRADICIONAL EM BRAILLE: PROMOVENDO ACESSIBILIDADE NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "A presente pesquisa investigou a viabilidade da adaptação de um teclado tradicional para a escrita Braille com o objetivo de promover a acessibilidade na Residência Pedagógica. Os procedimentos metodológicos envolveram a seleção do teclado, elaboração de um guia de uso e colaboração com o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal do Amapá. Os resultados indicaram uma melhoria significativa na experiência de uso para os usuários com deficiência visual, evidenciando maior rapidez na digitação e navegação em interfaces digitais. Esses achados sugerem que a adaptação do teclado em Braille desempenha um papel crucial na promoção da acessibilidade na educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID4748_TB1249_31032024234324.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA CARLENA CORREIA VELASCO GUIMARAES"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA VELASCO"
    "autor_email" => "luciana.guimaraes@ifap.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (IFAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

A presente pesquisa investigou a viabilidade da adaptação de um teclado tradicional para a escrita Braille com o objetivo de promover a acessibilidade na Residência Pedagógica. Os procedimentos metodológicos envolveram a seleção do teclado, elaboração de um guia de uso e colaboração com o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal do Amapá. Os resultados indicaram uma melhoria significativa na experiência de uso para os usuários com deficiência visual, evidenciando maior rapidez na digitação e navegação em interfaces digitais. Esses achados sugerem que a adaptação do teclado em Braille desempenha um papel crucial na promoção da acessibilidade na educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.