Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

O TIKTOK COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107729
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1180
    "inscrito_id" => 3597
    "titulo" => "O TIKTOK COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA"
    "resumo" => "O presente estudo é um resultado das atividades realizadas pelo PIBID do curso de Letras Inglês da Universidade Federal do Ceará em uma escola municipal de tempo integral no município de Fortaleza, no Ceará. O objetivo deste estudo é investigar como a rede social “Tiktok” pode ser utilizada no ensino aprendizagem de língua inglesa com alunos do fundamental. Foi feita uma análise a partir dos dados coletados de uma oficina intitulada “Tik and Talk” realizada pelos bolsistas durante os intervalos entre as aulas. Ao todo, foram oito encontros, em que eram realizadas análises de vídeos da plataforma que se relacionavam com o conteúdo proposto para a aula, seguidas de atividades dinâmicas para a prática do conteúdo visto. A familiaridade com a rede social despertou a curiosidade dos estudantes pela oficina e uma rica troca de conhecimentos entre os alunos e os bolsistas. Nesse sentido, cada aula apresentou um planejamento de aula diferente, focando em temas como diferenças culturais e de sotaques da língua franca, tradução e construção de vocabulário. Ao final da oficina, observou-se o aumento de vocabulário dos estudantes, a construção da autoestima e a confiança ao falar em inglês, o pensamento crítico quanto ao uso das redes sociais, entre outros. Desse modo, percebe-se que o Tiktok emerge como uma ferramenta promissora para o ensino aprendizagem da língua inglesa e a sua democratização. Estabelecendo uma rica experiência entre os bolsistas PIBID e os alunos da escola de tempo integral"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3597_TB1180_26042024221508.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIM DOURADO DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "YASMIM"
    "autor_email" => "yasmimdouradocarvalho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107729
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 1180
    "inscrito_id" => 3597
    "titulo" => "O TIKTOK COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NUMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA"
    "resumo" => "O presente estudo é um resultado das atividades realizadas pelo PIBID do curso de Letras Inglês da Universidade Federal do Ceará em uma escola municipal de tempo integral no município de Fortaleza, no Ceará. O objetivo deste estudo é investigar como a rede social “Tiktok” pode ser utilizada no ensino aprendizagem de língua inglesa com alunos do fundamental. Foi feita uma análise a partir dos dados coletados de uma oficina intitulada “Tik and Talk” realizada pelos bolsistas durante os intervalos entre as aulas. Ao todo, foram oito encontros, em que eram realizadas análises de vídeos da plataforma que se relacionavam com o conteúdo proposto para a aula, seguidas de atividades dinâmicas para a prática do conteúdo visto. A familiaridade com a rede social despertou a curiosidade dos estudantes pela oficina e uma rica troca de conhecimentos entre os alunos e os bolsistas. Nesse sentido, cada aula apresentou um planejamento de aula diferente, focando em temas como diferenças culturais e de sotaques da língua franca, tradução e construção de vocabulário. Ao final da oficina, observou-se o aumento de vocabulário dos estudantes, a construção da autoestima e a confiança ao falar em inglês, o pensamento crítico quanto ao uso das redes sociais, entre outros. Desse modo, percebe-se que o Tiktok emerge como uma ferramenta promissora para o ensino aprendizagem da língua inglesa e a sua democratização. Estabelecendo uma rica experiência entre os bolsistas PIBID e os alunos da escola de tempo integral"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3597_TB1180_26042024221508.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YASMIM DOURADO DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "YASMIM"
    "autor_email" => "yasmimdouradocarvalho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente estudo é um resultado das atividades realizadas pelo PIBID do curso de Letras Inglês da Universidade Federal do Ceará em uma escola municipal de tempo integral no município de Fortaleza, no Ceará. O objetivo deste estudo é investigar como a rede social “Tiktok” pode ser utilizada no ensino aprendizagem de língua inglesa com alunos do fundamental. Foi feita uma análise a partir dos dados coletados de uma oficina intitulada “Tik and Talk” realizada pelos bolsistas durante os intervalos entre as aulas. Ao todo, foram oito encontros, em que eram realizadas análises de vídeos da plataforma que se relacionavam com o conteúdo proposto para a aula, seguidas de atividades dinâmicas para a prática do conteúdo visto. A familiaridade com a rede social despertou a curiosidade dos estudantes pela oficina e uma rica troca de conhecimentos entre os alunos e os bolsistas. Nesse sentido, cada aula apresentou um planejamento de aula diferente, focando em temas como diferenças culturais e de sotaques da língua franca, tradução e construção de vocabulário. Ao final da oficina, observou-se o aumento de vocabulário dos estudantes, a construção da autoestima e a confiança ao falar em inglês, o pensamento crítico quanto ao uso das redes sociais, entre outros. Desse modo, percebe-se que o Tiktok emerge como uma ferramenta promissora para o ensino aprendizagem da língua inglesa e a sua democratização. Estabelecendo uma rica experiência entre os bolsistas PIBID e os alunos da escola de tempo integral

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.