Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

RESGATANDO A HISTÓRIA DO CONTESTADO: O PAPEL DO PIBID NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107283
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 378
    "inscrito_id" => 3222
    "titulo" => "RESGATANDO A HISTÓRIA DO CONTESTADO: O PAPEL DO PIBID NA EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na turma da Licenciatura em Educação do Campo (Canoinhas/SC) teve início em novembro de 2022. O PIBID contemplou 9 bolsistas que desenvolveram diversas atividades de reforço escolar com ênfase na Agroecologia, direcionada aos alunos do 4° e 7° ano da Escola do Campo Alberto Wardenski. Dentre todas as atividades desenvolvidas ao longo do projeto, destaca-se neste artigo as atividades realizadas em torno do Contestado, as quais foram materializadas pela criação de maquetes sobre a guerra do Contestado. A atividade teve como propósito recriar de maneira lúdica e prática o acontecimento histórico e político que marcou a região. Os estudantes realizaram a atividade divididos em grupos, sendo que cada um ficou responsável por montar uma maquete que representasse algum marco da guerra do Contestado. Apesar de apresentarem algumas dificuldades na montagem, os professores auxiliaram para alcançar o resultado satisfatório. Este artigo tem como objetivo apresentar a atividade que foi realizada com os estudantes onde conseguiram compreender o contexto histórico da sua localidade. A construção da maquete proporcionou experiência prática e interativa, o que enriqueceu o aprendizado e a compreensão do importante evento histórico pelos alunos envolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3222_TB378_18042024223202.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA GISELI ANTON SOARES"
    "autor_nome_curto" => "Patricia Giseli"
    "autor_email" => "pantonsoares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107283
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 378
    "inscrito_id" => 3222
    "titulo" => "RESGATANDO A HISTÓRIA DO CONTESTADO: O PAPEL DO PIBID NA EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na turma da Licenciatura em Educação do Campo (Canoinhas/SC) teve início em novembro de 2022. O PIBID contemplou 9 bolsistas que desenvolveram diversas atividades de reforço escolar com ênfase na Agroecologia, direcionada aos alunos do 4° e 7° ano da Escola do Campo Alberto Wardenski. Dentre todas as atividades desenvolvidas ao longo do projeto, destaca-se neste artigo as atividades realizadas em torno do Contestado, as quais foram materializadas pela criação de maquetes sobre a guerra do Contestado. A atividade teve como propósito recriar de maneira lúdica e prática o acontecimento histórico e político que marcou a região. Os estudantes realizaram a atividade divididos em grupos, sendo que cada um ficou responsável por montar uma maquete que representasse algum marco da guerra do Contestado. Apesar de apresentarem algumas dificuldades na montagem, os professores auxiliaram para alcançar o resultado satisfatório. Este artigo tem como objetivo apresentar a atividade que foi realizada com os estudantes onde conseguiram compreender o contexto histórico da sua localidade. A construção da maquete proporcionou experiência prática e interativa, o que enriqueceu o aprendizado e a compreensão do importante evento histórico pelos alunos envolvidos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3222_TB378_18042024223202.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA GISELI ANTON SOARES"
    "autor_nome_curto" => "Patricia Giseli"
    "autor_email" => "pantonsoares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na turma da Licenciatura em Educação do Campo (Canoinhas/SC) teve início em novembro de 2022. O PIBID contemplou 9 bolsistas que desenvolveram diversas atividades de reforço escolar com ênfase na Agroecologia, direcionada aos alunos do 4° e 7° ano da Escola do Campo Alberto Wardenski. Dentre todas as atividades desenvolvidas ao longo do projeto, destaca-se neste artigo as atividades realizadas em torno do Contestado, as quais foram materializadas pela criação de maquetes sobre a guerra do Contestado. A atividade teve como propósito recriar de maneira lúdica e prática o acontecimento histórico e político que marcou a região. Os estudantes realizaram a atividade divididos em grupos, sendo que cada um ficou responsável por montar uma maquete que representasse algum marco da guerra do Contestado. Apesar de apresentarem algumas dificuldades na montagem, os professores auxiliaram para alcançar o resultado satisfatório. Este artigo tem como objetivo apresentar a atividade que foi realizada com os estudantes onde conseguiram compreender o contexto histórico da sua localidade. A construção da maquete proporcionou experiência prática e interativa, o que enriqueceu o aprendizado e a compreensão do importante evento histórico pelos alunos envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.