Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

REFLEXÕES DE DUAS RESIDENTES SOBRE AS SUAS EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA À LUZ DE “PEDAGOGIA DA AUTONOMIA”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
0 of 0
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107553 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 865 "inscrito_id" => 1277 "titulo" => "REFLEXÕES DE DUAS RESIDENTES SOBRE AS SUAS EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA À LUZ DE “PEDAGOGIA DA AUTONOMIA”" "resumo" => "Este trabalho busca realizar uma análise do cenário geral de uma escola básica do município de Cruz das Almas - BA durante a edição 2022 - 2024 do Programa Residência Pedagógica Subprojeto Biologia à luz da obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, na perspectiva de duas residentes. Para a coleta de dados, foi utilizado o diário de campo das discentes autoras deste trabalho. Observamos que a realidade da escola é abrangentemente profunda e surpreendente, necessitando ser pensada em um contexto sócio-histórico-cultural, de forma que somente a nossa formação teórica, sem essa experiência prática, não poderia nos proporcionar tal conhecimento. A análise que realizamos demonstra a importância de programas de imersão na realidade da escola dentro da trajetória de um professor em formação.Este trabalho busca realizar uma análise do cenário geral de uma escola básica do município de Cruz das Almas - BA durante a edição 2022 - 2024 do Programa Resi" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID1277_TB865_29032024205209.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÍNTIQUE MARESSA ALVES SOARES" "autor_nome_curto" => "SÍNTIQUE ALVES" "autor_email" => "sintiquemaressa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107553 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 865 "inscrito_id" => 1277 "titulo" => "REFLEXÕES DE DUAS RESIDENTES SOBRE AS SUAS EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA À LUZ DE “PEDAGOGIA DA AUTONOMIA”" "resumo" => "Este trabalho busca realizar uma análise do cenário geral de uma escola básica do município de Cruz das Almas - BA durante a edição 2022 - 2024 do Programa Residência Pedagógica Subprojeto Biologia à luz da obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, na perspectiva de duas residentes. Para a coleta de dados, foi utilizado o diário de campo das discentes autoras deste trabalho. Observamos que a realidade da escola é abrangentemente profunda e surpreendente, necessitando ser pensada em um contexto sócio-histórico-cultural, de forma que somente a nossa formação teórica, sem essa experiência prática, não poderia nos proporcionar tal conhecimento. A análise que realizamos demonstra a importância de programas de imersão na realidade da escola dentro da trajetória de um professor em formação.Este trabalho busca realizar uma análise do cenário geral de uma escola básica do município de Cruz das Almas - BA durante a edição 2022 - 2024 do Programa Resi" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV204_MD1_ID1277_TB865_29032024205209.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÍNTIQUE MARESSA ALVES SOARES" "autor_nome_curto" => "SÍNTIQUE ALVES" "autor_email" => "sintiquemaressa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este trabalho busca realizar uma análise do cenário geral de uma escola básica do município de Cruz das Almas - BA durante a edição 2022 - 2024 do Programa Residência Pedagógica Subprojeto Biologia à luz da obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, na perspectiva de duas residentes. Para a coleta de dados, foi utilizado o diário de campo das discentes autoras deste trabalho. Observamos que a realidade da escola é abrangentemente profunda e surpreendente, necessitando ser pensada em um contexto sócio-histórico-cultural, de forma que somente a nossa formação teórica, sem essa experiência prática, não poderia nos proporcionar tal conhecimento. A análise que realizamos demonstra a importância de programas de imersão na realidade da escola dentro da trajetória de um professor em formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.