Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

JOGO “PAR-MEMÓRIA” NO ENSINO DE QUÍMICA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA APRIMORAR A FIXAÇÃO DE CONCEITOS NAS TURMAS DO ENSINO MÉDIO DO IFPE CAMPUS IPOJUCA

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Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O jogo “Par-Memória”, inspirado no jogo da memória, pode ser utilizado como ferramenta pedagógica no ensino de Química estimulando o empenho e o engajamento durante a aula, pois não estimula apenas a memória, mas o conhecimento prévio dos estudantes sobre o reconhecimento das funções orgânicas. Para isso foram confeccionadas 32 cartas, formando 16 pares: nome das funções orgânicas e estruturas com diferentes grupos funcionais orgânicos. Os estudantes foram divididos em grupos e precisavam encontrar o “par” das cartas, para pontuar no jogo. Posteriormente, foi aplicado um opinário sobre o jogo e suas contribuições para o ensino de Química. O jogo foi aplicado para duas turmas do 3º ano do Ensino Médio, no IFPE - Campus Ipojuca, totalizando 44 estudantes entre 16 e 19 anos. Os estudantes responderam ser possível o aprendizado dos conteúdos de Química através do uso de jogos. Apenas um estudante afirmou já ter tido professor que utilizou jogo da memória como ferramenta de ensino. A produção manual do jogo, a falta de tempo e recursos financeiros podem ser fatores que inviabilizam a utilização de jogos por parte dos professores. 90,9% dos estudantes apontaram, como maior satisfação da aplicação do jogo em sala de aula, o auxílio quanto a fixação do conteúdo. O jogo Par-Memória se mostrou um recurso que oferece grande apoio e complemento ao processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica, ajudando os estudantes do Ensino Médio a identificarem as Funções Orgânicas de forma interessante e divertida.

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