Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

UTILIZAÇÃO DA AULA PASSEIO COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL: UM OLHAR DOS BOLSISTAS DO PIBID/UEPA – IGARAPÉ-AÇU

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
0 of 0
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 107534 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 832 "inscrito_id" => 1163 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA AULA PASSEIO COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL: UM OLHAR DOS BOLSISTAS DO PIBID/UEPA – IGARAPÉ-AÇU" "resumo" => "O presente relato de experiência “UTILIZAÇÃO DA AULA PASSEIO COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL: um olhar do dos bolsistas do PIBID/UEPA – Igarapé-Açu” traz as experiências como bolsistas, relatando o uso da aula passeio como uma ferramenta para construção da identidade cultural. Esse relato tem como objetivo geral relatar como a aula passeio serviu como uma ferramenta de construção da identidade cultural das crianças. Este trabalho foi elaborado a partir das experiências vividas como bolsistas do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, e por pesquisas bibliográficas relacionadas ao tema. De maneira geral, observamos o quanto é importante instigar e levar o aluno a conhecer suas culturas e raízes, e a aula passeio foi uma maneira fácil de inserir os alunos em um ambiente propício para conhecer e construir a sua identidade cultural. Desse modo, é compromisso como educadores permitir que os alunos tenham acesso aos nossos patrimônios culturais, histórias da cidade, e uma boa maneira de conseguir isso é por meio de aulas passeio, onde esse método vai proporcionar um melhor desenvolvimento além de aprendizagem sobre sua própria cultura.O presente relato de experiência “UTILIZAÇÃO DA AULA PASSEIO COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL: um olhar do dos bolsistas do PIBID/UEPA –" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1163_TB832_25042024231044.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIO JORGE BARROS DA SILVA FILHO" "autor_nome_curto" => "MARIO FILHO" "autor_email" => "mario.jbdsfilho@aluno.uepa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 107534 "edicao_id" => 349 "trabalho_id" => 832 "inscrito_id" => 1163 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DA AULA PASSEIO COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL: UM OLHAR DOS BOLSISTAS DO PIBID/UEPA – IGARAPÉ-AÇU" "resumo" => "O presente relato de experiência “UTILIZAÇÃO DA AULA PASSEIO COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL: um olhar do dos bolsistas do PIBID/UEPA – Igarapé-Açu” traz as experiências como bolsistas, relatando o uso da aula passeio como uma ferramenta para construção da identidade cultural. Esse relato tem como objetivo geral relatar como a aula passeio serviu como uma ferramenta de construção da identidade cultural das crianças. Este trabalho foi elaborado a partir das experiências vividas como bolsistas do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, e por pesquisas bibliográficas relacionadas ao tema. De maneira geral, observamos o quanto é importante instigar e levar o aluno a conhecer suas culturas e raízes, e a aula passeio foi uma maneira fácil de inserir os alunos em um ambiente propício para conhecer e construir a sua identidade cultural. Desse modo, é compromisso como educadores permitir que os alunos tenham acesso aos nossos patrimônios culturais, histórias da cidade, e uma boa maneira de conseguir isso é por meio de aulas passeio, onde esse método vai proporcionar um melhor desenvolvimento além de aprendizagem sobre sua própria cultura.O presente relato de experiência “UTILIZAÇÃO DA AULA PASSEIO COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL: um olhar do dos bolsistas do PIBID/UEPA –" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1163_TB832_25042024231044.pdf" "created_at" => "2024-06-13 13:34:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIO JORGE BARROS DA SILVA FILHO" "autor_nome_curto" => "MARIO FILHO" "autor_email" => "mario.jbdsfilho@aluno.uepa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08" "publicacao_id" => 110 "publicacao_nome" => "Revista CONENORT" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O presente relato de experiência “UTILIZAÇÃO DA AULA PASSEIO COMO FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL: um olhar do dos bolsistas do PIBID/UEPA – Igarapé-Açu” traz as experiências como bolsistas, relatando o uso da aula passeio como uma ferramenta para construção da identidade cultural. Esse relato tem como objetivo geral relatar como a aula passeio serviu como uma ferramenta de construção da identidade cultural das crianças. Este trabalho foi elaborado a partir das experiências vividas como bolsistas do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, e por pesquisas bibliográficas relacionadas ao tema. De maneira geral, observamos o quanto é importante instigar e levar o aluno a conhecer suas culturas e raízes, e a aula passeio foi uma maneira fácil de inserir os alunos em um ambiente propício para conhecer e construir a sua identidade cultural. Desse modo, é compromisso como educadores permitir que os alunos tenham acesso aos nossos patrimônios culturais, histórias da cidade, e uma boa maneira de conseguir isso é por meio de aulas passeio, onde esse método vai proporcionar um melhor desenvolvimento além de aprendizagem sobre sua própria cultura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.