O objetivo deste artigo é criar discussões e reflexões acerca dos processos de exibição da figura homoerótica na literatura brasileira. E ainda nessa perspectiva, objetiva-se mostrar que os conteúdos literários cristalizam as particularidades vigentes de um determinado tempo e que a sexualidade dos indivíduos representa diversos aspectos desse meio, os valores sócio-culturais duma conjuntura, assim a literatura deve ser vista como um produto cultural muito importante. Almeja-se dessa forma, expor que o homoerotismo numa publicação literária vai além das questões sexuais e se solidifica num apanhando de práticas sociais. O mesmo ainda diferencia a literatura de cunho homoerótico daquela dita gay. É mostrado que alguns desses discursos literários, onde o homoerotismo é explícito, muitas vezes chegam a ser cânones da literatura nacional. Contudo, as configurações homoeróticas geralmente são ignoradas pela crítica e/ ou teoria literária. A obra naturalista “Bom-Crioulo” (1895), de Adolfo Caminha, é analisada, pautando-se em particularidades culturais e estéticas daquele momento e o amor homossexual desta obra é visto de forma subjetiva. Este trabalho de caráter científico também visa investigar, por meio de procedimentos metodológicos, como o tema supracitado e suas referidas publicações são trabalhados na estância educacional do Ensino Médio por professores atuantes, tentando mostrar assim o real papel da escola nesta estância de ensino: promovendo a aceitação duma gama cultural e fomentando o exercício da cidadania entre os seus educandos, logo, o estudo da literatura dentro das escolas instiga os estudantes à prática reflexiva de contextos sociais diversos.