Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

AS CONTRIBUIÇÕES DAS OFICINAS DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE LETRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107481
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 730
    "inscrito_id" => 3186
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS OFICINAS DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE LETRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A prática docente deve ser incentivada dentro das instituições de ensino, com ações que interligam os conhecimentos teóricos com a realidade do ambiente escolar. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com o apoio do supervisor e dos professores do curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), Campus Sousa-PB, proporcionaram aos discentes a interação de atividades colaborativas que potencializam a formação docente. Sendo assim, esse artigo tem como traz a contribuição para formação dos bolsistas da oferta de oficinas que foram utilizadas como um guia para desenvolver as ações para executadas com sucesso no PIBID, que culminou na elaboração de um audiobook de do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. De abordagem qualitativa e sendo tipo de pesquisa descritiva, o presente artigo tem como objetivo relatar as aprendizagens e reflexões vivenciadas pelos discentes, assim contribuindo para a identidade profissional e para a formação inicial dos professores. Deste modo, foi constatado impactos positivos para a formação da docência e iniciação à pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3186_TB730_26042024214641.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA DA COSTA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA COSTA"
    "autor_email" => "dacostalima.adm@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107481
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 730
    "inscrito_id" => 3186
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS OFICINAS DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE LETRAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A prática docente deve ser incentivada dentro das instituições de ensino, com ações que interligam os conhecimentos teóricos com a realidade do ambiente escolar. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com o apoio do supervisor e dos professores do curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), Campus Sousa-PB, proporcionaram aos discentes a interação de atividades colaborativas que potencializam a formação docente. Sendo assim, esse artigo tem como traz a contribuição para formação dos bolsistas da oferta de oficinas que foram utilizadas como um guia para desenvolver as ações para executadas com sucesso no PIBID, que culminou na elaboração de um audiobook de do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. De abordagem qualitativa e sendo tipo de pesquisa descritiva, o presente artigo tem como objetivo relatar as aprendizagens e reflexões vivenciadas pelos discentes, assim contribuindo para a identidade profissional e para a formação inicial dos professores. Deste modo, foi constatado impactos positivos para a formação da docência e iniciação à pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID3186_TB730_26042024214641.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA DA COSTA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA COSTA"
    "autor_email" => "dacostalima.adm@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

A prática docente deve ser incentivada dentro das instituições de ensino, com ações que interligam os conhecimentos teóricos com a realidade do ambiente escolar. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com o apoio do supervisor e dos professores do curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), Campus Sousa-PB, proporcionaram aos discentes a interação de atividades colaborativas que potencializam a formação docente. Sendo assim, esse artigo tem como traz a contribuição para formação dos bolsistas da oferta de oficinas que foram utilizadas como um guia para desenvolver as ações para executadas com sucesso no PIBID, que culminou na elaboração de um audiobook de do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. De abordagem qualitativa e sendo tipo de pesquisa descritiva, o presente artigo tem como objetivo relatar as aprendizagens e reflexões vivenciadas pelos discentes, assim contribuindo para a identidade profissional e para a formação inicial dos professores. Deste modo, foi constatado impactos positivos para a formação da docência e iniciação à pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.