Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO APERFEIÇOAMENTO DO PROFESSOR PRECEPTOR.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação inicial e continuada docente
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107388
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 574
    "inscrito_id" => 4436
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO APERFEIÇOAMENTO DO PROFESSOR PRECEPTOR."
    "resumo" => "O trabalho é um relato de experiência dos professores preceptores no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus I, em parceria com três escolas da rede estadual de ensino localizadas no município de Arapiraca -Alagoas. O programa oportuniza ao professor da educação básica a chance de retomar o contato com a Universidade para ampliar seus conhecimentos e a partir desse contato, despertar a reflexão e a análise de sua prática e gerar mudanças na sua forma de ensino. O trabalho consiste em relatar as experiências de três professores no Programa Residência Pedagógica e de que forma o programa atuou como suporte para produzir mudanças efetivas na prática pedagógica de cada um deles. O relato baseou-se na pesquisa qualitativa amparada em estudos bibliográficos e a metodologia utilizada foram as observações, tendo como instrumento as anotações dos dados durante as formações, as reuniões, as leituras de livros e documentos oficiais do programa. As experiências vivenciadas e relatadas pelos professores preceptores observaram que ingressar no programa causou impacto em sua prática pedagógica, visto que no percurso ocorreram mudanças de postura docente, descobertas de caminhos novos em sua prática e atuação. Os preceptores apontam que o programa é um importante espaço para aquisição e desenvolvimento de novos saberes docentes, fortalece o compartilhamento de experiências entre os envolvidos, oportuniza as reflexões que promovem as mudanças em busca de um ensino significativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4436_TB574_24042024094240.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUBIA DE FATIMA TAVARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUBIA"
    "autor_email" => "biasid65@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107388
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 574
    "inscrito_id" => 4436
    "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO APERFEIÇOAMENTO DO PROFESSOR PRECEPTOR."
    "resumo" => "O trabalho é um relato de experiência dos professores preceptores no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus I, em parceria com três escolas da rede estadual de ensino localizadas no município de Arapiraca -Alagoas. O programa oportuniza ao professor da educação básica a chance de retomar o contato com a Universidade para ampliar seus conhecimentos e a partir desse contato, despertar a reflexão e a análise de sua prática e gerar mudanças na sua forma de ensino. O trabalho consiste em relatar as experiências de três professores no Programa Residência Pedagógica e de que forma o programa atuou como suporte para produzir mudanças efetivas na prática pedagógica de cada um deles. O relato baseou-se na pesquisa qualitativa amparada em estudos bibliográficos e a metodologia utilizada foram as observações, tendo como instrumento as anotações dos dados durante as formações, as reuniões, as leituras de livros e documentos oficiais do programa. As experiências vivenciadas e relatadas pelos professores preceptores observaram que ingressar no programa causou impacto em sua prática pedagógica, visto que no percurso ocorreram mudanças de postura docente, descobertas de caminhos novos em sua prática e atuação. Os preceptores apontam que o programa é um importante espaço para aquisição e desenvolvimento de novos saberes docentes, fortalece o compartilhamento de experiências entre os envolvidos, oportuniza as reflexões que promovem as mudanças em busca de um ensino significativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação inicial e continuada docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID4436_TB574_24042024094240.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUBIA DE FATIMA TAVARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RUBIA"
    "autor_email" => "biasid65@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O trabalho é um relato de experiência dos professores preceptores no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) desenvolvido pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus I, em parceria com três escolas da rede estadual de ensino localizadas no município de Arapiraca -Alagoas. O programa oportuniza ao professor da educação básica a chance de retomar o contato com a Universidade para ampliar seus conhecimentos e a partir desse contato, despertar a reflexão e a análise de sua prática e gerar mudanças na sua forma de ensino. O trabalho consiste em relatar as experiências de três professores no Programa Residência Pedagógica e de que forma o programa atuou como suporte para produzir mudanças efetivas na prática pedagógica de cada um deles. O relato baseou-se na pesquisa qualitativa amparada em estudos bibliográficos e a metodologia utilizada foram as observações, tendo como instrumento as anotações dos dados durante as formações, as reuniões, as leituras de livros e documentos oficiais do programa. As experiências vivenciadas e relatadas pelos professores preceptores observaram que ingressar no programa causou impacto em sua prática pedagógica, visto que no percurso ocorreram mudanças de postura docente, descobertas de caminhos novos em sua prática e atuação. Os preceptores apontam que o programa é um importante espaço para aquisição e desenvolvimento de novos saberes docentes, fortalece o compartilhamento de experiências entre os envolvidos, oportuniza as reflexões que promovem as mudanças em busca de um ensino significativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.