Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A IMPORTÂNCIA DE MATERIAIS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE LITERATURA PARA ALUNOS SURDOS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.

Palavra-chaves: , , , , Mostra de Tecnologia de Inovação Educacional ET 05: Educação, diversidade e inclusão social
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107300
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 422
    "inscrito_id" => 1895
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE MATERIAIS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE LITERATURA PARA ALUNOS SURDOS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA."
    "resumo" => "Muito se discute sobre a necessidade de uma educação mais inclusiva no contexto escolar que atenda as necessidades individuais de alunos com deficiência. No âmbito da educação de surdos, muitas vezes estes carecem de materiais adaptados para seus estudos, tendo em vista que a maioria dos recursos disponíveis, tanto na escola quanto na internet, estão majoritariamente, em língua portuguesa, considerada sua segunda língua. Sob esse viés, a partir das observações feitas na Escola Astério de Campos, Belém-PA, de alunos do ensino médio que frequentam o AEE (Atendimento Educacional Especializado), verificou-se como entrave a dificuldade de aprendizagem no que diz respeito à literatura. Dessa forma, este trabalho tem como propósito apresentar o desenvolvimento de um material interativo adaptado para o ensino da literatura para alunos surdos com o objetivo de proporcionar um suporte maior em seus estudos individuais como preparação para Exame Nacional do Ensino Médio. O recurso está disposto em língua portuguesa, conjuntamente com a língua de sinais, para acessibilizar o aprendizado."
    "modalidade" => "Mostra de Tecnologia de Inovação Educacional"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD3_ID1895_TB422_21042024205606.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA DA SILVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissa.rodrigues@ilc.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107300
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 422
    "inscrito_id" => 1895
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DE MATERIAIS ADAPTADOS PARA O ENSINO DE LITERATURA PARA ALUNOS SURDOS: UMA EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA."
    "resumo" => "Muito se discute sobre a necessidade de uma educação mais inclusiva no contexto escolar que atenda as necessidades individuais de alunos com deficiência. No âmbito da educação de surdos, muitas vezes estes carecem de materiais adaptados para seus estudos, tendo em vista que a maioria dos recursos disponíveis, tanto na escola quanto na internet, estão majoritariamente, em língua portuguesa, considerada sua segunda língua. Sob esse viés, a partir das observações feitas na Escola Astério de Campos, Belém-PA, de alunos do ensino médio que frequentam o AEE (Atendimento Educacional Especializado), verificou-se como entrave a dificuldade de aprendizagem no que diz respeito à literatura. Dessa forma, este trabalho tem como propósito apresentar o desenvolvimento de um material interativo adaptado para o ensino da literatura para alunos surdos com o objetivo de proporcionar um suporte maior em seus estudos individuais como preparação para Exame Nacional do Ensino Médio. O recurso está disposto em língua portuguesa, conjuntamente com a língua de sinais, para acessibilizar o aprendizado."
    "modalidade" => "Mostra de Tecnologia de Inovação Educacional"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, diversidade e inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD3_ID1895_TB422_21042024205606.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA DA SILVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissa.rodrigues@ilc.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Muito se discute sobre a necessidade de uma educação mais inclusiva no contexto escolar que atenda as necessidades individuais de alunos com deficiência. No âmbito da educação de surdos, muitas vezes estes carecem de materiais adaptados para seus estudos, tendo em vista que a maioria dos recursos disponíveis, tanto na escola quanto na internet, estão majoritariamente, em língua portuguesa, considerada sua segunda língua. Sob esse viés, a partir das observações feitas na Escola Astério de Campos, Belém-PA, de alunos do ensino médio que frequentam o AEE (Atendimento Educacional Especializado), verificou-se como entrave a dificuldade de aprendizagem no que diz respeito à literatura. Dessa forma, este trabalho tem como propósito apresentar o desenvolvimento de um material interativo adaptado para o ensino da literatura para alunos surdos com o objetivo de proporcionar um suporte maior em seus estudos individuais como preparação para Exame Nacional do Ensino Médio. O recurso está disposto em língua portuguesa, conjuntamente com a língua de sinais, para acessibilizar o aprendizado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.