Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

A AULA PASSEIO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA AMAZÔNIA PARAENSE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Processos de ensino e aprendizagem
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107227
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 280
    "inscrito_id" => 1717
    "titulo" => "A AULA PASSEIO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA AMAZÔNIA PARAENSE"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a experiência de uma aula passeio na disciplina de Geografia, por meio do Programa Residência Pedagógica, na Amazônia paraense, no município de Augusto Corrêa, nordeste do estado do Pará, onde os alunos saíram da sala de aula tradicional para vivenciar a aprendizagem ao ar livre em uma zona litorânea. Para isso, utilizou-se a obra O Itinerário de Célestin Freinet: A livre expressão na pedagogia Freinet de (1979), embasando-se em suas práticas pedagógicas, sendo a técnica da aula passeio, que foi composta por quatro momentos, os quais iniciaram com a preparação, seguida da ação, prolongamento e comunicação. Analisamos desde o primeiro momento da viagem, a curiosidade das crianças, e há atenta observação de tudo o que estava ao alcance dos sentidos: trabalhadores, objetos e a natureza, que foram as principais paisagens a serem observadas pelos estudantes, permitido que houvesse um maior interesse na explicação da professora, na fala de outras pessoas, moradores da comunidade visitada, e dos próprios alunos, que obtiveram muitos benefícios com estas conversas e observações. Aprender não tem que ser exclusividade da sala de aula, e partindo dessa premissa de ir além dos manuais didáticos, aulas teóricas e muros da escola, a aula passeio demostrou-se um excelente instrumento pedagógico, que levou os discentes a desenvolverem-se em sua integralidade, promovendo uma aprendizagem mais atraente e significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1717_TB280_29042024235023.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO QUEIROZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Gustavo Queiroz"
    "autor_email" => "gs7555739@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107227
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 280
    "inscrito_id" => 1717
    "titulo" => "A AULA PASSEIO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO: UMA EXPERIÊNCIA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA AMAZÔNIA PARAENSE"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a experiência de uma aula passeio na disciplina de Geografia, por meio do Programa Residência Pedagógica, na Amazônia paraense, no município de Augusto Corrêa, nordeste do estado do Pará, onde os alunos saíram da sala de aula tradicional para vivenciar a aprendizagem ao ar livre em uma zona litorânea. Para isso, utilizou-se a obra O Itinerário de Célestin Freinet: A livre expressão na pedagogia Freinet de (1979), embasando-se em suas práticas pedagógicas, sendo a técnica da aula passeio, que foi composta por quatro momentos, os quais iniciaram com a preparação, seguida da ação, prolongamento e comunicação. Analisamos desde o primeiro momento da viagem, a curiosidade das crianças, e há atenta observação de tudo o que estava ao alcance dos sentidos: trabalhadores, objetos e a natureza, que foram as principais paisagens a serem observadas pelos estudantes, permitido que houvesse um maior interesse na explicação da professora, na fala de outras pessoas, moradores da comunidade visitada, e dos próprios alunos, que obtiveram muitos benefícios com estas conversas e observações. Aprender não tem que ser exclusividade da sala de aula, e partindo dessa premissa de ir além dos manuais didáticos, aulas teóricas e muros da escola, a aula passeio demostrou-se um excelente instrumento pedagógico, que levou os discentes a desenvolverem-se em sua integralidade, promovendo uma aprendizagem mais atraente e significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Processos de ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1717_TB280_29042024235023.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO QUEIROZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Gustavo Queiroz"
    "autor_email" => "gs7555739@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta a experiência de uma aula passeio na disciplina de Geografia, por meio do Programa Residência Pedagógica, na Amazônia paraense, no município de Augusto Corrêa, nordeste do estado do Pará, onde os alunos saíram da sala de aula tradicional para vivenciar a aprendizagem ao ar livre em uma zona litorânea. Para isso, utilizou-se a obra O Itinerário de Célestin Freinet: A livre expressão na pedagogia Freinet de (1979), embasando-se em suas práticas pedagógicas, sendo a técnica da aula passeio, que foi composta por quatro momentos, os quais iniciaram com a preparação, seguida da ação, prolongamento e comunicação. Analisamos desde o primeiro momento da viagem, a curiosidade das crianças, e há atenta observação de tudo o que estava ao alcance dos sentidos: trabalhadores, objetos e a natureza, que foram as principais paisagens a serem observadas pelos estudantes, permitido que houvesse um maior interesse na explicação da professora, na fala de outras pessoas, moradores da comunidade visitada, e dos próprios alunos, que obtiveram muitos benefícios com estas conversas e observações. Aprender não tem que ser exclusividade da sala de aula, e partindo dessa premissa de ir além dos manuais didáticos, aulas teóricas e muros da escola, a aula passeio demostrou-se um excelente instrumento pedagógico, que levou os discentes a desenvolverem-se em sua integralidade, promovendo uma aprendizagem mais atraente e significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.