Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ENFOQUE EMCIENTISTAS NEGROS E DOENÇAS FREQUENTESNAPOPULAÇÃONEGRA

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Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

O ensino de ciências historicamente possuiu uma perspectiva eurocêntrica, refletindo uma estrutura colonial que hierarquiza o conhecimento. A lei 10.639/2003, que propõe a inclusão da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo, busca mitigar essa abordagem. No entanto, a aplicação desses conceitos em áreas como as ciências naturais ainda é um desafio. O ensino de ciências na perspectiva decolonial emerge como uma alternativa, enfatizando uma visão não hegemônica e destacando contribuições de cientistas negros. Um estudo prático em sala de aula em uma Escola Publica localizada no Municipio de Cabedelo-PB, onde foram abordados os cientistas negros e doenças prevalentes na população negra, revelando lacunas no conhecimento dos alunos sobre decolonialidade e estereótipos associados a cientistas negros. A introdução de cartilhas educativas foi eficaz, mas a compreensão sobre as origens das doenças ainda carece de uma abordagem mais contextualizada. Promover uma representação diversificada na educação é crucial para desconstruir estereótipos e promover a equidade racial.

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