Artigo Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-003-5

ECOQUADRINHE-SE: MÚSICA, CHARGES, CARTUNS E TIRINHAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL E REFLEXÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2024-05-27 14:06:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 107073
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 26
    "inscrito_id" => 1259
    "titulo" => "ECOQUADRINHE-SE: MÚSICA, CHARGES, CARTUNS E TIRINHAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL E REFLEXÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA."
    "resumo" => ": No âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), foi iniciado um projeto que integrou música, charges, tirinhas e cartuns para promover a conscientização ambiental entre os alunos na Semana do Meio Ambiente. A abordagem visava estimular a reflexão sobre o meio ambiente e destacar a expressão artística como instrumento de sensibilização e engajamento social, na metodologia, foi apresentado o conceito de meio ambiente com o auxílio da música "Xote Ecológico" de Luiz Gonzaga como ponto de partida. Após a audição, discussões foram promovidas em sala de aula para que os alunos compartilhassem suas percepções sobre as mensagens explícitas e implícitas na canção. Logo em seguida, foram explicadas as diferenças entre charge, tirinha e quadrinho, enfatizando a capacidade de transmitir mensagens de forma concisa e crítica utilizando elementos visuais e textuais. Segundo Bakhtin (2003), “todo campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso, ou seja, os gêneros são inesgotáveis, confrontando as criações humanas e, portanto, os gêneros textuais são aqueles encontrados em nosso cotidiano, com modelos sociais de comunicação, baseados no envolvimento direto de fatores sociais, tecnológicos e sociais onde questões políticas são abordadas para caracterizá-los. Os alunos foram instigados a criar charges ou tirinhas de até 4 quadros relacionadas aos problemas ambientais abordados na música, durante a produção, demonstraram criatividade e comprometimento, aplicando conhecimentos adquiridos sobre a temática ambiental e linguagem artística."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1259_TB26_21042024150551.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME JOSÉ BARROS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME"
    "autor_email" => "guilherme.jbsilva@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 107073
    "edicao_id" => 349
    "trabalho_id" => 26
    "inscrito_id" => 1259
    "titulo" => "ECOQUADRINHE-SE: MÚSICA, CHARGES, CARTUNS E TIRINHAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL E REFLEXÃO AMBIENTAL EM SALA DE AULA."
    "resumo" => ": No âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), foi iniciado um projeto que integrou música, charges, tirinhas e cartuns para promover a conscientização ambiental entre os alunos na Semana do Meio Ambiente. A abordagem visava estimular a reflexão sobre o meio ambiente e destacar a expressão artística como instrumento de sensibilização e engajamento social, na metodologia, foi apresentado o conceito de meio ambiente com o auxílio da música "Xote Ecológico" de Luiz Gonzaga como ponto de partida. Após a audição, discussões foram promovidas em sala de aula para que os alunos compartilhassem suas percepções sobre as mensagens explícitas e implícitas na canção. Logo em seguida, foram explicadas as diferenças entre charge, tirinha e quadrinho, enfatizando a capacidade de transmitir mensagens de forma concisa e crítica utilizando elementos visuais e textuais. Segundo Bakhtin (2003), “todo campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso, ou seja, os gêneros são inesgotáveis, confrontando as criações humanas e, portanto, os gêneros textuais são aqueles encontrados em nosso cotidiano, com modelos sociais de comunicação, baseados no envolvimento direto de fatores sociais, tecnológicos e sociais onde questões políticas são abordadas para caracterizá-los. Os alunos foram instigados a criar charges ou tirinhas de até 4 quadros relacionadas aos problemas ambientais abordados na música, durante a produção, demonstraram criatividade e comprometimento, aplicando conhecimentos adquiridos sobre a temática ambiental e linguagem artística."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 06: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV204_MD1_ID1259_TB26_21042024150551.pdf"
    "created_at" => "2024-06-13 13:34:50"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME JOSÉ BARROS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME"
    "autor_email" => "guilherme.jbsilva@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-norte-nordeste-pibidprp"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO NORTE-NORDESTE PIBID/PRP"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conenort/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "667b11bd343ad_25062024155141.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-05-27 14:06:08"
    "publicacao_id" => 110
    "publicacao_nome" => "Revista CONENORT"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-003-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2024

Resumo

: No âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), foi iniciado um projeto que integrou música, charges, tirinhas e cartuns para promover a conscientização ambiental entre os alunos na Semana do Meio Ambiente. A abordagem visava estimular a reflexão sobre o meio ambiente e destacar a expressão artística como instrumento de sensibilização e engajamento social, na metodologia, foi apresentado o conceito de meio ambiente com o auxílio da música "Xote Ecológico" de Luiz Gonzaga como ponto de partida. Após a audição, discussões foram promovidas em sala de aula para que os alunos compartilhassem suas percepções sobre as mensagens explícitas e implícitas na canção. Logo em seguida, foram explicadas as diferenças entre charge, tirinha e quadrinho, enfatizando a capacidade de transmitir mensagens de forma concisa e crítica utilizando elementos visuais e textuais. Segundo Bakhtin (2003), “todo campo de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, os quais denominamos gêneros do discurso, ou seja, os gêneros são inesgotáveis, confrontando as criações humanas e, portanto, os gêneros textuais são aqueles encontrados em nosso cotidiano, com modelos sociais de comunicação, baseados no envolvimento direto de fatores sociais, tecnológicos e sociais onde questões políticas são abordadas para caracterizá-los. Os alunos foram instigados a criar charges ou tirinhas de até 4 quadros relacionadas aos problemas ambientais abordados na música, durante a produção, demonstraram criatividade e comprometimento, aplicando conhecimentos adquiridos sobre a temática ambiental e linguagem artística.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.