O presente trabalho apresenta a construção de uma luneta didática para explorar os meios ópticos, foi desenvolvido no 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Targino Pereira, utilizando a abordagem da Aprendizagem Baseada em Projetos (APB). O desenvolvimento da sequência didática, onde se trabalha os passos recorrentes desse projeto, inicialmente, foi destinados aos alunos alguns materiais de estudos remetendo uma introdução aos conceitos básicos da óptica e sua importância no estudo da astronomia. O objetivo do projeto foi proporcionar aos estudantes uma experiência prática para a construção da luneta, aplicando os princípios ópticos aprendidos por meio do direcionamento do professor. Através da análise e discussão, acabou sendo destacado os benefícios desse projeto, como o estímulo ao aprendizado ativo, o desenvolvimento de habilidades técnicas e o despertar do interesse pela óptica e consequentemente pela a astronomia. Destaca-se a importância do suporte adequado e dos recursos necessários para a implementação bem-sucedida do projeto. A construção da luneta didática baseada em projetos permite que os alunos mergulhem em conceitos ópticos fundamentais e os apliquem de forma prática, fortalecendo o aprendizado e despertando o interesse dos alunos. Portanto, oferece uma abordagem envolvente para aprimorar a compreensão dos meios ópticos.