INTRODUÇÃO: A discussão sobre a inclusão da sexualidade no currículo escolar é antiga, mas o mesmo não se pode dizer da proposição desta temática enquanto norteadora de políticas públicas federais na área da educação, muito menos ao se relacionar o tema da sexualidade ao reconhecimento da diversidade sexual. Este último vem tentando propor projetos e programas federais e estaduais ligados a inclusão da diversidade sexual no contexto escolar. Partindo-se da ideia de que a educação sexual, dentro da escola, pode preparar cidadãos a exercer a liberdade do exercício “responsável” da sexualidade. Defende-se a ideia de que as escolas de ensino básico e médio devam ser promotoras dos direitos sexuais e fonte de informação sobre sexualidade e práticas sexuais. Entretanto, o próprio Ministério da Educação reconhece que “a escola, juntamente com outros espaços sociais, cumprem seu papel reproduzindo pensamentos relacionados à dominação masculina e heteronormativa” e enfatiza as dificuldades de tornarmos o sistema de ensino “um local privilegiado para a construção de uma consciência crítica e de desenvolvimento de práticas que se pautem pelo respeito à diversidade e aos direitos humanos, contribuindo para alterar o quadro dessa dominação”. Este trabalho tem como objetivo caracterizar a produção de conhecimento a cerca da importância da educação sexual nas escolas e em todo segmento da sociedade. METODOLOGIA: Estudo de revisão bibliográfica, sistemática, realizada em Campina Grande-PB, no mês abril de 2015 com objetivo de avaliar em periódicos nacionais dentro da base de dados da Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) a produção cientifica sobre educação sexual, no período de 2007 a 2015. Para a localização dos artigos científicos foram utilizados os seguintes descritores: Sexualidade, gênero, educação sexual. Foram encontrados 27 artigos dos quais apenas 23 são de produção brasileira e destes apenas 20 condiziam adequadamente com a temática e estavam disponíveis em texto completo. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dentre os 20 artigos analisados, 10 destes expõe a existência de uma lacuna no que se diz respeito a forma que professores e demais profissionais da área de educação aborda o tema sexualidade e orientação sexual, alinhando valores pessoais e morais numa perspectiva heteronormativa, que demonstra a construção da sexualidade marcado por normas heterossexuais. Estes artigos também expõe a necessidade de professores qualificados para abordar estes assuntos. CONCLUSÃO: Ao final da pesquisa pode-se concluir a pesar do tema não ser atual e ter surgido com o aumento do número de adolescentes grávidas e com o surgimento das doenças sexualmente transmissíveis (HIV/AIDS). Ainda é um tema abordado de forma errônea por profissionais da educação e o motivo disto é a presença de lacunas na formação profissional e a influência de valores pessoais e morais. Desta forma podemos destacar a importância de se qualificar profissionais da educação para abordar o tema educação sexual nas escolas de forma clara e livre de preconceitos.
PALAVRAS-CHAVE: Sexualidade, gênero, educação sexual.