EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO REMOTO: UMA METODOLOGIA A SER SEGUIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
0 of 0"2024-01-24 13:23:15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 105728 "edicao_id" => 334 "trabalho_id" => 7895 "inscrito_id" => 21169 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO REMOTO: UMA METODOLOGIA A SER SEGUIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O presente trabalho é resultado do relato de experiência da ação promovida pelo projeto de extensão Educação Ambiental na Construção do Conhecimento, que expõe a possibilidade de aplicação da prática de Educação Ambiental durante o ensino remoto emergencial, elucidando seu caráter transversal e interdisciplinar. A intervenção foi realizada com 13 alunos de uma escola do ensino básico em Mossoró/RN, e apresentou dois momentos online, um síncrono e outro assíncrono; o primeiro foi a promoção de debates com temas relacionados a meio ambiente, poluição e reaproveitamento de materiais, no segundo foi realizada uma oficina de produção dos personagens Minions com rolos de papel higiênico. Com base na análise das falas e produções dos participantes, observou-se o quão imprescindível foi esse momento para eles, de forma que aprenderam meios de reutilizar materiais que seriam descartados e desenvolveram coletivamente o pensamento crítico-reflexivo sobre questões ambientais relacionando-os aos seus cotidianos. ◀O presente trabalho é resultado do relato de experiência da ação promovida pelo projeto de extensão Educação Ambiental na Construção do Conhecimento, que expõe ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID21169_TB7895_13072023231324.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:27:34" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASKARA FABIOLA DE MONTEIRO MARQUES LEITE" "autor_nome_curto" => "YASKARA" "autor_email" => "ya.marques2a@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:23:15" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 105728 "edicao_id" => 334 "trabalho_id" => 7895 "inscrito_id" => 21169 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO REMOTO: UMA METODOLOGIA A SER SEGUIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O presente trabalho é resultado do relato de experiência da ação promovida pelo projeto de extensão Educação Ambiental na Construção do Conhecimento, que expõe a possibilidade de aplicação da prática de Educação Ambiental durante o ensino remoto emergencial, elucidando seu caráter transversal e interdisciplinar. A intervenção foi realizada com 13 alunos de uma escola do ensino básico em Mossoró/RN, e apresentou dois momentos online, um síncrono e outro assíncrono; o primeiro foi a promoção de debates com temas relacionados a meio ambiente, poluição e reaproveitamento de materiais, no segundo foi realizada uma oficina de produção dos personagens Minions com rolos de papel higiênico. Com base na análise das falas e produções dos participantes, observou-se o quão imprescindível foi esse momento para eles, de forma que aprenderam meios de reutilizar materiais que seriam descartados e desenvolveram coletivamente o pensamento crítico-reflexivo sobre questões ambientais relacionando-os aos seus cotidianos. ◀O presente trabalho é resultado do relato de experiência da ação promovida pelo projeto de extensão Educação Ambiental na Construção do Conhecimento, que expõe ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD5_ID21169_TB7895_13072023231324.pdf" "created_at" => "2024-03-27 09:27:34" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASKARA FABIOLA DE MONTEIRO MARQUES LEITE" "autor_nome_curto" => "YASKARA" "autor_email" => "ya.marques2a@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "edicao_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-01-24 13:23:15" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 334 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14" "logo" => null "capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg" "timbrado" => "65b13973527e4_24012024132315.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:23:15" "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 334 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---educacao-ambiental-vol-02" "nome" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "nome_evento" => "IX Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "pasta" => "ebooks/conedu/2023/GT14" "logo" => null "capa" => "66031e5086eeb_26032024161320.jpg" "timbrado" => "65b13973527e4_24012024132315.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2023-10-12" "final_evento" => "2023-10-14" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-01-24 13:23:15" "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 210 "edicao_id" => 334 "codigo" => "978-85-61702-90-8" "capa" => "66031e508aeb5_26032024161320.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS (UFRPE)<br />\r\n ALFREDINA DOS SANTOS ARAÚJO (UFCG)<br />\r\n BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n DANIELLE PATRÍCIO BRASIL (IESP)<br />\r\n ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (UEPB)<br />\r\n GUILHERME AUGUSTO MACIEL RIBEIRO (IFES)<br />\r\n HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n JANAINA CONSTANTINO MARINHO <br />\r\n JANIELE FRANÇA NERY (IFPB)<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n JOSEVÂNIA RORIGUES JOVELINO (UFCG)<br />\r\n LORENA LUCENA DE MEDEIROS (UFCG)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO ARAUJO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n RAIMUNDO LENILDE DE ARAÚJO (UFPI)<br />\r\n WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152423-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:23:15" "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 210 "edicao_id" => 334 "codigo" => "978-85-61702-90-8" "capa" => "66031e508aeb5_26032024161320.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Ambiental (Vol. 02)" "prefacio" => """ Educação para a sociedade: Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade<br />\r\n <br />\r\n Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, em diferentes setores da sociedade e, em destaque, no campo educacional.<br />\r\n ◀Com nove edições, o CONEDU chega em 2023 com a proposta de debatermos sobre as transformações vivenciadas, nos últimos anos, ▶ <br />\r\n Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educação básica até o ensino superior, que partilhamos nossas experiências, saberes e práticas para mudar realidades.<br />\r\n ◀Transformações estas que começam por nós, que fazemos educação, envolvidos em diferentes etapas, desde a educaç ▶ <br />\r\n Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferentes setores dos processos formativos, ressignificando nossa perspectiva de futuro. É importante refletirmos sobre a possibilidade de coletivamente produzirmos conhecimentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida, a partir do campo educacional.<br />\r\n ◀Nesse processo cabe ressaltar as contribuições dos referenciais da Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade como orientadores para os diferent ▶ <br />\r\n Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões socioambientais, são alguns dos caminhos podem contribuir para minimizar os impactos da crescente desigualdade e redução da qualidade de vida.<br />\r\n ◀Projetos educacionais com foco no cotidiano, na redução das desigualdades como um todo, orientando novas práticas para as questões s ▶ <br />\r\n Em João Pessoa, compartilharmos e trilharmos novas possibilidades para a Educação.<br />\r\n <br />\r\n CONEDU & Educação: compartilhando histórias, projetando o futuro! """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES """ "conselho_editorial" => """ ADRIANA BARBOSA DA COSTA PEREIRA (UFCG)<br />\r\n ALEX BRUNO DA SILVA FARIAS (UFRPE)<br />\r\n ALFREDINA DOS SANTOS ARAÚJO (UFCG)<br />\r\n BRUNA CARVALHO (UEPB)<br />\r\n DANIELLE PATRÍCIO BRASIL (IESP)<br />\r\n ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n GABRIEL DE PAIVA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n GLEYDSON KLEYTON MOURA NERY (UEPB)<br />\r\n GUILHERME AUGUSTO MACIEL RIBEIRO (IFES)<br />\r\n HERMES MACHADO FILHO (IFPB)<br />\r\n JANAINA CONSTANTINO MARINHO <br />\r\n JANIELE FRANÇA NERY (IFPB)<br />\r\n JOCIELYS JOVELINO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n JOSÉ LUCAS DOS SANTOS OLIVEIRA (UFPB)<br />\r\n JOSEVÂNIA RORIGUES JOVELINO (UFCG)<br />\r\n LORENA LUCENA DE MEDEIROS (UFCG)<br />\r\n MARIA DO SOCORRO ARAUJO RODRIGUES (UFCG)<br />\r\n RAIMUNDO LENILDE DE ARAÚJO (UFPI)<br />\r\n WANESSA KARLA GOMES SEVERO (UFCG)<br />\r\n WEVERTON PEREIRA DE MEDEIROS (UFES)<br />\r\n """ "ficha_catalografica" => null "arquivo" => "26032024152423-CONEDU---EDUCACAO-AMBIENTAL--VOL--02-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-01-24 13:23:15" "updated_at" => "2024-03-26 16:13:20" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }