O presente artigo buscou levantar uma discussão teórica sobre a aplicabilidade do ensino de solos na Geografia escolar diante de seus desdobramentos metodológicos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa- descritiva com base em um estudo bibliográfico. Por meio de leituras críticas e sistematizadas em artigos sobre a temática em escala nacional e internacional, a pesquisa aqui apresentada também busca reforçar a importância da valorização do tema para construção de uma aprendizagem geográfica significativa e consciente da necessidade de conservar os solos, elemento vital para manutenção do planeta. Na perspectiva da compreensão da necessidade de um olhar crítico sobre as metodologias de ensino, o trabalho surge a partir da constatação que a aprendizagem em solos na Geografia é rica em lacunas que estão associadas a valorização do tema, favorecendo assim, a instrumentalização de aulas acompanhadas por metodologias tradicionais e pouco significativa para a aprendizagem. Com base na metodologia escolhida, os dados encontrados se caracterizam no entendimento de que, na teoria, o ensino de solos possui uma grande relevância para a formação de sujeitos geograficamente críticos e responsáveis com os elementos da natureza. Entretanto, no contexto das práticas de ensino sobre o tema, as metodologias aplicadas são guiadas por fortes raízes de um ensino tradicional e desconectado dos espaços de vivência dos estudantes favorecendo assim, o fortalecimento de diversas lacunas preexistentes na aprendizagem dessa temática tão relevante para o desenvolvimento do raciocínio geográfico e da formação cidadã.