As tecnologias da informação e comunicação (TICs) permeiam todos os setores da sociedade, inclusive a educação. Estamos inseridos na sociedade do conhecimento, caracterizada por grandes e rápidas transformações tecnológicas e de inovação, em que fatores de conhecimento e informação são usados como meio para o desenvolvimento socioeconômico de um país. Por isso, a inclusão digital torna-se indispensável para a garantia de direitos sociais e desenvolvimento da sociedade brasileira, em que a escola tem papel fundamental para sua concretização. No entanto, nem todos os cidadãos têm acesso ao mundo digital com as ferramentas e competências necessárias para utilizar a internet de forma adequada, com criticidade e autonomia, refletindo a exclusão digital experienciada, especialmente, por grupos em vulnerabilidade social no Brasil. Assim, esta pesquisa terá como objetivo analisar o papel das políticas públicas na promoção da inclusão digital de alunos em vulnerabilidade social, consoante aos direitos humanos e desenvolvimento sustentável. A pesquisa de natureza qualitativa, utilizará o método dedutivo, de caráter descritivo, em que adotará como procedimento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica e documental, através da análise de artigos científicos e livros, em que se destacam os estudos de Almeida (2015), Sachs (2017), Nussbaum (2013, 2020) e Picazio, Sanches e Barreto Júnior (2023), além de legislação e documentos relacionados à temática. Em suma, apreende-se que um sistema educacional de qualidade será concretizado mediante a garantia de acesso ao mundo digital para todos os indivíduos. Assim, políticas públicas voltadas para a inclusão nessa área, seriam elementos essenciais na diminuição do abismo digital enfrentado por diversos grupos que se veem tolhidos de participação efetiva na sociedade, que prejudica a concretização dos direitos humanos e alcance do desenvolvimento sustentável na sociedade brasileira.