PIBID PEDAGOGIA - AS CONTRIBUIÇÕES DAS RELAÇÕES COM OS PARES PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103786 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1317 "inscrito_id" => 7637 "titulo" => "PIBID PEDAGOGIA - AS CONTRIBUIÇÕES DAS RELAÇÕES COM OS PARES PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES" "resumo" => "A relação com pares pode ser definida pela busca em compreender como as pessoas mudam e se desenvolvem a partir da interação com outras pessoas, podendo ser entendido como um conjunto de pessoas com um objetivo intencional comum. Sendo o PIBID, um programa que oportuniza a relações entre pares, buscamos compreender: quais as contribuições das relações com os pares para a construção de saberes? Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições das relações com os pares para a construção dos saberes do coordenador, do supervisor e acadêmicos que se encontram atualmente inscritos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Como metodologia foi adotada a pesquisa qualitativa, apoiada nas observações, registros e reflexões na relação teórico/prática estabelecidas durante o período participante do PIBID. Partimos da observação participante para a pesquisa bibliográfica procurando autores que contribuíssem no campo teórico para fundamentar nossos estudos. Dentre os autores que compõem o referencial teórico estão Alarcão (2007), Lüdke (1986), Ortiz (2023), Rego (1995), Tardif (2002). Baseando-se nas interações em sala e reuniões em grupo foram percebidos as mudanças e o crescimento dos participantes, causando questionamentos a respeito da importância dessas trocas não só para os participantes do PIBID, mas também para os profissionais da área da educação que acreditam na necessidade de partilhar suas experiências." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7637_TB1317_04092023230026.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA MENDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLA MENDES" "autor_email" => "carlameendes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103786 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1317 "inscrito_id" => 7637 "titulo" => "PIBID PEDAGOGIA - AS CONTRIBUIÇÕES DAS RELAÇÕES COM OS PARES PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES" "resumo" => "A relação com pares pode ser definida pela busca em compreender como as pessoas mudam e se desenvolvem a partir da interação com outras pessoas, podendo ser entendido como um conjunto de pessoas com um objetivo intencional comum. Sendo o PIBID, um programa que oportuniza a relações entre pares, buscamos compreender: quais as contribuições das relações com os pares para a construção de saberes? Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições das relações com os pares para a construção dos saberes do coordenador, do supervisor e acadêmicos que se encontram atualmente inscritos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Como metodologia foi adotada a pesquisa qualitativa, apoiada nas observações, registros e reflexões na relação teórico/prática estabelecidas durante o período participante do PIBID. Partimos da observação participante para a pesquisa bibliográfica procurando autores que contribuíssem no campo teórico para fundamentar nossos estudos. Dentre os autores que compõem o referencial teórico estão Alarcão (2007), Lüdke (1986), Ortiz (2023), Rego (1995), Tardif (2002). Baseando-se nas interações em sala e reuniões em grupo foram percebidos as mudanças e o crescimento dos participantes, causando questionamentos a respeito da importância dessas trocas não só para os participantes do PIBID, mas também para os profissionais da área da educação que acreditam na necessidade de partilhar suas experiências." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7637_TB1317_04092023230026.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA MENDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLA MENDES" "autor_email" => "carlameendes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }