DANÇAS POPULARES NORDESTINAS: NA TRILHA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105270 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 3002 "inscrito_id" => 9709 "titulo" => "DANÇAS POPULARES NORDESTINAS: NA TRILHA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência de universitários/bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e da supervisora do programa, sobre as danças populares nordestinas em formato de histórias em quadrinhos (HQs), junto aos estudantes do Ensino Fundamental do 7° ao 9° ano (Anos Finais) de uma escola pública municipal da cidade de São Luís (MA). A escolha do gênero textual ocorreu nas aulas de Educação Física, cuja temática foi “Danças Populares Nordestinas”. Teve como objetivo elaborar e refletir a produção das HQs como estratégia para o aprofundamento do conteúdo, implementando a discussão e conhecimento sobre o tema. De início, foram divididos em cinco grupos por sala, onde cada representante participou de um sorteio, para saber com qual dança ficaria responsável. Durante a sequência das produções por grupos, fez-se o acompanhamento semanal de todo o desenvolvimento das HQs, por parte da professora-supervisora e dos bolsistas. A culminância do projeto aconteceu através de uma Mostra na escola. Evidenciamos a participação dos estudantes durante todas as etapas do projeto, desde o sorteio das danças, até o dia de exposição dos trabalhos com ampla aceitação e entusiasmo com a proposta da atividade. As Histórias em Quadrinhos, como ferramenta pedagógica foi relevante e inovadora para que os estudantes tivessem contato com o conteúdo das danças populares, de uma forma mais dinâmica e lúdica. Tornando-se os próprios autores de suas histórias, colocando em prática sua expressividade, forma de pensar e aguçando sua criatividade." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9709_TB3002_21112023192456.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO VINICIUS REIS FURTADO" "autor_nome_curto" => "PAULO VINICIUS" "autor_email" => "furtado.paulo@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105270 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 3002 "inscrito_id" => 9709 "titulo" => "DANÇAS POPULARES NORDESTINAS: NA TRILHA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS" "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência de universitários/bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e da supervisora do programa, sobre as danças populares nordestinas em formato de histórias em quadrinhos (HQs), junto aos estudantes do Ensino Fundamental do 7° ao 9° ano (Anos Finais) de uma escola pública municipal da cidade de São Luís (MA). A escolha do gênero textual ocorreu nas aulas de Educação Física, cuja temática foi “Danças Populares Nordestinas”. Teve como objetivo elaborar e refletir a produção das HQs como estratégia para o aprofundamento do conteúdo, implementando a discussão e conhecimento sobre o tema. De início, foram divididos em cinco grupos por sala, onde cada representante participou de um sorteio, para saber com qual dança ficaria responsável. Durante a sequência das produções por grupos, fez-se o acompanhamento semanal de todo o desenvolvimento das HQs, por parte da professora-supervisora e dos bolsistas. A culminância do projeto aconteceu através de uma Mostra na escola. Evidenciamos a participação dos estudantes durante todas as etapas do projeto, desde o sorteio das danças, até o dia de exposição dos trabalhos com ampla aceitação e entusiasmo com a proposta da atividade. As Histórias em Quadrinhos, como ferramenta pedagógica foi relevante e inovadora para que os estudantes tivessem contato com o conteúdo das danças populares, de uma forma mais dinâmica e lúdica. Tornando-se os próprios autores de suas histórias, colocando em prática sua expressividade, forma de pensar e aguçando sua criatividade." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9709_TB3002_21112023192456.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO VINICIUS REIS FURTADO" "autor_nome_curto" => "PAULO VINICIUS" "autor_email" => "furtado.paulo@discente.ufma.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }