A IMPORTÂNCIA DA LEITURA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO 9.° DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PREPARAÇÃO PARA A PROVA DO SAEB
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105265 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2997 "inscrito_id" => 7873 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO 9.° DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PREPARAÇÃO PARA A PROVA DO SAEB" "resumo" => "No atual cenário educacional, a leitura crítica é uma ferramenta imprescindível para a formação holística do aluno, especialmente se se considerar a geração que está se preparando para enfrentar os desafios do século XXI. Esta pesquisa analisa como o foco em leitura, conforme abordado pelo material estruturado, potencializa o desempenho e a compreensão do aluno do 9.° ano durante o exame do Saeb. Assim, o principal objetivo desta investigação, de cunho qualitativo, foi descortinar as maneiras pelas quais os tópicos e as abordagens de leitura impactam no desenvolvimento acadêmico e crítico dos discentes, particularmente nas exigentes avaliações, como as do Saeb. O estudo incluiu a elaboração de uma definição sólida e atualizada de leitura crítica; a escolha criteriosa de duas unidades específicas do material didático para análise; a conexão entre o conceito teórico de leitura crítica e as unidades selecionadas; e uma avaliação sobre a eficácia dessas unidades no preparo dos estudantes para alcançarem um desempenho exemplar no Saeb. Como alicerce teórico, utilizou-se JOUVE (2002), DURÃO (2016) e CECHINEL (2022), para se estabelecer um diálogo entre os conceitos teóricos e o material em questão. A pesquisa foi realizada durante o Programa Residência Pedagógica — Subprojeto Língua Portuguesa, do curso de Letras — Língua Portuguesa da Universidade Federal de Rondonópolis/MT. Os resultados obtidos não apontam para o pleno desenvolvimento da leitura crítica dos alunos; afirmam a falta de diversidade de gêneros literários, autores e obras; e a necessidade de atualização e inclusão de atividades que promovam a análise crítica dos textos." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID7873_TB2997_20112023140353.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO ROSSI FERREIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNO" "autor_email" => "bruno.rossi@aluno.ufr.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105265 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2997 "inscrito_id" => 7873 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO 9.° DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PREPARAÇÃO PARA A PROVA DO SAEB" "resumo" => "No atual cenário educacional, a leitura crítica é uma ferramenta imprescindível para a formação holística do aluno, especialmente se se considerar a geração que está se preparando para enfrentar os desafios do século XXI. Esta pesquisa analisa como o foco em leitura, conforme abordado pelo material estruturado, potencializa o desempenho e a compreensão do aluno do 9.° ano durante o exame do Saeb. Assim, o principal objetivo desta investigação, de cunho qualitativo, foi descortinar as maneiras pelas quais os tópicos e as abordagens de leitura impactam no desenvolvimento acadêmico e crítico dos discentes, particularmente nas exigentes avaliações, como as do Saeb. O estudo incluiu a elaboração de uma definição sólida e atualizada de leitura crítica; a escolha criteriosa de duas unidades específicas do material didático para análise; a conexão entre o conceito teórico de leitura crítica e as unidades selecionadas; e uma avaliação sobre a eficácia dessas unidades no preparo dos estudantes para alcançarem um desempenho exemplar no Saeb. Como alicerce teórico, utilizou-se JOUVE (2002), DURÃO (2016) e CECHINEL (2022), para se estabelecer um diálogo entre os conceitos teóricos e o material em questão. A pesquisa foi realizada durante o Programa Residência Pedagógica — Subprojeto Língua Portuguesa, do curso de Letras — Língua Portuguesa da Universidade Federal de Rondonópolis/MT. Os resultados obtidos não apontam para o pleno desenvolvimento da leitura crítica dos alunos; afirmam a falta de diversidade de gêneros literários, autores e obras; e a necessidade de atualização e inclusão de atividades que promovam a análise crítica dos textos." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID7873_TB2997_20112023140353.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO ROSSI FERREIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNO" "autor_email" => "bruno.rossi@aluno.ufr.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }