CONTAS E CONTOS COMBINAM: EXPLORANDO A INTEGRAÇÃO ENTRE RACIOCÍNIO LÓGICO E INTERPRETAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104108 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1692 "inscrito_id" => 1992 "titulo" => "CONTAS E CONTOS COMBINAM: EXPLORANDO A INTEGRAÇÃO ENTRE RACIOCÍNIO LÓGICO E INTERPRETAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "resumo" => "Com objetivo de explorar as potencialidades da interdisciplinaridade através da leitura, interpretação e raciocínio lógico na resolução de problemas com alunos do Ensino Médio, o projeto "Contas e Contos Combinam" é uma experiência desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O projeto foi desdobrado em quatro momentos: motivação, introdução, leitura e interpretação, e atividade prática. No primeiro momento os alunos foram questionados: Existe relação entre matemática e português? Qual a importância que a leitura e a interpretação de textos exerce na resolução de problemas matemáticos? Além disso, foi proposto um problema de raciocínio lógico, de tal maneira que fosse perceptível a ligação entre os dois eixos de conhecimento pretendidos neste projeto. No segundo momento, foi apresentado aos alunos a resolução e discussão do problema proposto no primeiro encontro, bem como curiosidades e características sobre a obra "O Homem que Calculava", o autor e a cultura árabe presente no livro. No terceiro momento, com o objetivo de situar os alunos no contexto da história, realizou-se um breve resumo através da leitura dos primeiros capítulos do livro e foi proposto um "Café com Malba Tahan", atividade inspirada no "Café com Poesia", que envolve leitura e café compartilhado. Por fim, no quarto momento, foi proposto um texto dissertativo como atividade final do projeto, que atendesse a critérios como resumo do livro e autor, explicação do capítulo, entendimento do problema e sua solução, outras possíveis soluções para o problema, considerações finais e feedback a respeito do projeto interdisciplinar. Destaca-se a importância da interdisciplinaridade na sala de aula, visando ultrapassar o tradicionalismo no ensino das disciplinas e explorar a integração de conhecimentos. Ressaltamos ainda, a importância da integração de diferentes eixos do conhecimento e recursos pedagógicos com os quais os alunos não estão acostumados, gerando um ambiente de aprendizagem significativa, de modo a capturar a atenção dos alunos e fazê-los presentes, ativos e envolvidos nesse processo, obtendo uma relação de mediação entre professor e aluno." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1992_TB1692_19112023224659.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA BONIFÁCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Mayara" "autor_email" => "mayara.bonifacio@ufv.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104108 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1692 "inscrito_id" => 1992 "titulo" => "CONTAS E CONTOS COMBINAM: EXPLORANDO A INTEGRAÇÃO ENTRE RACIOCÍNIO LÓGICO E INTERPRETAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" "resumo" => "Com objetivo de explorar as potencialidades da interdisciplinaridade através da leitura, interpretação e raciocínio lógico na resolução de problemas com alunos do Ensino Médio, o projeto "Contas e Contos Combinam" é uma experiência desenvolvida pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O projeto foi desdobrado em quatro momentos: motivação, introdução, leitura e interpretação, e atividade prática. No primeiro momento os alunos foram questionados: Existe relação entre matemática e português? Qual a importância que a leitura e a interpretação de textos exerce na resolução de problemas matemáticos? Além disso, foi proposto um problema de raciocínio lógico, de tal maneira que fosse perceptível a ligação entre os dois eixos de conhecimento pretendidos neste projeto. No segundo momento, foi apresentado aos alunos a resolução e discussão do problema proposto no primeiro encontro, bem como curiosidades e características sobre a obra "O Homem que Calculava", o autor e a cultura árabe presente no livro. No terceiro momento, com o objetivo de situar os alunos no contexto da história, realizou-se um breve resumo através da leitura dos primeiros capítulos do livro e foi proposto um "Café com Malba Tahan", atividade inspirada no "Café com Poesia", que envolve leitura e café compartilhado. Por fim, no quarto momento, foi proposto um texto dissertativo como atividade final do projeto, que atendesse a critérios como resumo do livro e autor, explicação do capítulo, entendimento do problema e sua solução, outras possíveis soluções para o problema, considerações finais e feedback a respeito do projeto interdisciplinar. Destaca-se a importância da interdisciplinaridade na sala de aula, visando ultrapassar o tradicionalismo no ensino das disciplinas e explorar a integração de conhecimentos. Ressaltamos ainda, a importância da integração de diferentes eixos do conhecimento e recursos pedagógicos com os quais os alunos não estão acostumados, gerando um ambiente de aprendizagem significativa, de modo a capturar a atenção dos alunos e fazê-los presentes, ativos e envolvidos nesse processo, obtendo uma relação de mediação entre professor e aluno." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1992_TB1692_19112023224659.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA BONIFÁCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Mayara" "autor_email" => "mayara.bonifacio@ufv.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }