EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: PERCURSOS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105145 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2853 "inscrito_id" => 5659 "titulo" => "EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: PERCURSOS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "Esse trabalho discute as atividades didático-pedagógicas ministradas na disciplina optativa Educação Cartográfica abordando as possíveis contribuições para o percurso formativo do futuro professor de Geografia. O programa de ensino da disciplina tem como corpo a abordagem da linguagem cartográfica; a educação cartográfica; as crianças e concepções do espaço; os mapas mentais; a Cartografia como conteúdo de ensino na educação básica brasileira; a Cartografia nos livros didáticos; produção de material didático e metodologias; a Cartografia inclusiva. Atentando para a proposta e para a responsabilidade com o contexto da educação escolar em termos de assumir posturas inclusivas, foram delimitados os seguintes objetivos: compreender os fundamentos teórico-metodológicos que norteiam a educação cartográfica e utilizar esses princípios e metodologias nas aulas de Geografia; discutir os conceitos, conteúdos e procedimentos metodológicos que fortaleçam a prática docente em sala de aula considerando uma abordagem inclusiva; elaborar estratégias de ensino com uso de metodologias e recursos cartográficos atinentes a cartografia inclusiva para práticas na escola. É reconhecendo a importância da Cartografia escolar e do processo de alfabetização cartográfica na escola, bem como de compreender os mapas e maquetes, por exemplo, como recurso metodológico e conteúdo de ensino, que enfatizamos a necessidade dessa abordagem em todos os níveis de ensino. Nesse campo, ampliamos a abordagem, pensando a inclusão escolar com inserção da Cartografia tátil." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5659_TB2853_19112023160619.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIA CARLOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA" "autor_email" => "antonia.carlos@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105145 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2853 "inscrito_id" => 5659 "titulo" => "EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA: PERCURSOS PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL" "resumo" => "Esse trabalho discute as atividades didático-pedagógicas ministradas na disciplina optativa Educação Cartográfica abordando as possíveis contribuições para o percurso formativo do futuro professor de Geografia. O programa de ensino da disciplina tem como corpo a abordagem da linguagem cartográfica; a educação cartográfica; as crianças e concepções do espaço; os mapas mentais; a Cartografia como conteúdo de ensino na educação básica brasileira; a Cartografia nos livros didáticos; produção de material didático e metodologias; a Cartografia inclusiva. Atentando para a proposta e para a responsabilidade com o contexto da educação escolar em termos de assumir posturas inclusivas, foram delimitados os seguintes objetivos: compreender os fundamentos teórico-metodológicos que norteiam a educação cartográfica e utilizar esses princípios e metodologias nas aulas de Geografia; discutir os conceitos, conteúdos e procedimentos metodológicos que fortaleçam a prática docente em sala de aula considerando uma abordagem inclusiva; elaborar estratégias de ensino com uso de metodologias e recursos cartográficos atinentes a cartografia inclusiva para práticas na escola. É reconhecendo a importância da Cartografia escolar e do processo de alfabetização cartográfica na escola, bem como de compreender os mapas e maquetes, por exemplo, como recurso metodológico e conteúdo de ensino, que enfatizamos a necessidade dessa abordagem em todos os níveis de ensino. Nesse campo, ampliamos a abordagem, pensando a inclusão escolar com inserção da Cartografia tátil." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5659_TB2853_19112023160619.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIA CARLOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA" "autor_email" => "antonia.carlos@urca.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }