USO DA LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO: NARRATIVAS DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS DO PIBID
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103772 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1299 "inscrito_id" => 5958 "titulo" => "USO DA LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO: NARRATIVAS DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS DO PIBID" "resumo" => "O questionamento que norteou esse estudo foi: como as professoras supervisoras do Programa Institucional de Iniciação à Docência — PIBID, do curso de pedagogia da Universidade estadual de Alagoas — UNEAL, campus I, narram suas experiências com a literatura no processo de alfabetização?. A partir disso, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o uso da literatura no processo de alfabetização, com base na narrativa das professoras-supervisoras do PIBID, do curso de pedagogia da UNEAL, campus I.Foram utilizados como embasamento teórico os seguintes autores: Soares (2020), Jesus (2020), Matos et al. (2020), Caldin (2003), entre outros. O presente estudo, em andamento, é uma pesquisa , é de natureza qualitativa-interpretativista com a aplicação de um questionário no google forms, direcionado a três professoras-supervisoras de três escolas campo parceiras do PIBID. Conclui-se, a partir dos dados iniciais analisados, que as professoras supervisoras do PIBID apontam a extrema importância da literatura em suas práticas pedagógicas. Com as respostas, percebe-se que o uso da literatura no processo de alfabetização deve estar presente nas práticas pedagógicas pois, por meio dela, as crianças são capazes de imergir no universo da língua escrita e de se apropriar das habilidades linguísticas e, assim, contribuir para o processo de formação dos indivíduos." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID5958_TB1299_20112023194719.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTÓRIA FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA" "autor_email" => "victoria.santos.2021@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103772 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1299 "inscrito_id" => 5958 "titulo" => "USO DA LITERATURA NA ALFABETIZAÇÃO: NARRATIVAS DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS DO PIBID" "resumo" => "O questionamento que norteou esse estudo foi: como as professoras supervisoras do Programa Institucional de Iniciação à Docência — PIBID, do curso de pedagogia da Universidade estadual de Alagoas — UNEAL, campus I, narram suas experiências com a literatura no processo de alfabetização?. A partir disso, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o uso da literatura no processo de alfabetização, com base na narrativa das professoras-supervisoras do PIBID, do curso de pedagogia da UNEAL, campus I.Foram utilizados como embasamento teórico os seguintes autores: Soares (2020), Jesus (2020), Matos et al. (2020), Caldin (2003), entre outros. O presente estudo, em andamento, é uma pesquisa , é de natureza qualitativa-interpretativista com a aplicação de um questionário no google forms, direcionado a três professoras-supervisoras de três escolas campo parceiras do PIBID. Conclui-se, a partir dos dados iniciais analisados, que as professoras supervisoras do PIBID apontam a extrema importância da literatura em suas práticas pedagógicas. Com as respostas, percebe-se que o uso da literatura no processo de alfabetização deve estar presente nas práticas pedagógicas pois, por meio dela, as crianças são capazes de imergir no universo da língua escrita e de se apropriar das habilidades linguísticas e, assim, contribuir para o processo de formação dos indivíduos." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID5958_TB1299_20112023194719.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICTÓRIA FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA" "autor_email" => "victoria.santos.2021@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }