AFROGÊNESE NO ENSINO DE ESPANHOL: VIVÊNCIAS ACADÊMICAS E IDENTITÁRIAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFRRJ/IM
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105119 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2822 "inscrito_id" => 923 "titulo" => "AFROGÊNESE NO ENSINO DE ESPANHOL: VIVÊNCIAS ACADÊMICAS E IDENTITÁRIAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFRRJ/IM" "resumo" => "Embora a educação seja considerada uma das bases que contribui para uma convivência justa na sociedade, o ambiente escolar, muitas vezes, é concebido como um espaço de manutenção do racismo estrutural (ALMEIDA, 2019). Assumir que ações discriminatórias contra pessoas negras são grandes obstáculos para o pertencimento identitário do(a)s brasileiro(a)s é indispensável para que se proponham pedagogias antirracistas nas escolas e nas universidades (MIRANDA, 2018). Este trabalho, fruto do subprojeto “Afro-brasilidade e afro-hispanismo na escola: rotas para uma pedagogia antirracista” (UFRRJ/IM), sob a orientação dos Profs. Drs. Viviane Antunes e Rafael Lázaro, apresenta propostas e vivências didático-pedagógicas em uma turma de 2° ano do Ensino Médio, do C. E. São Jorge (N. Iguaçu, RJ), no âmbito do Ensino de Espanhol. Trata-se de um relato de experiência, de caráter qualitativo, que almeja apresentar o conceito de afrogênese (WALKER, 2018) como via de decolonialidade (WALSH, 2019) e ressaltar a importância do letramento racial na formação de professores como eixo de valorização e potencialização de identidades (FERREIRA e GOMES, 2019). Os resultados nos levam a reconhecer de que forma o racismo estrutural dificulta o pertencimento identitário e como nossas práticas como futuros professores de línguas podem ser relevantes ao processo de ruptura de colonialidades." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID923_TB2822_21112023094003.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELISSA OLIVEIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MELISSA" "autor_email" => "oliveiramelcontato@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105119 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2822 "inscrito_id" => 923 "titulo" => "AFROGÊNESE NO ENSINO DE ESPANHOL: VIVÊNCIAS ACADÊMICAS E IDENTITÁRIAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UFRRJ/IM" "resumo" => "Embora a educação seja considerada uma das bases que contribui para uma convivência justa na sociedade, o ambiente escolar, muitas vezes, é concebido como um espaço de manutenção do racismo estrutural (ALMEIDA, 2019). Assumir que ações discriminatórias contra pessoas negras são grandes obstáculos para o pertencimento identitário do(a)s brasileiro(a)s é indispensável para que se proponham pedagogias antirracistas nas escolas e nas universidades (MIRANDA, 2018). Este trabalho, fruto do subprojeto “Afro-brasilidade e afro-hispanismo na escola: rotas para uma pedagogia antirracista” (UFRRJ/IM), sob a orientação dos Profs. Drs. Viviane Antunes e Rafael Lázaro, apresenta propostas e vivências didático-pedagógicas em uma turma de 2° ano do Ensino Médio, do C. E. São Jorge (N. Iguaçu, RJ), no âmbito do Ensino de Espanhol. Trata-se de um relato de experiência, de caráter qualitativo, que almeja apresentar o conceito de afrogênese (WALKER, 2018) como via de decolonialidade (WALSH, 2019) e ressaltar a importância do letramento racial na formação de professores como eixo de valorização e potencialização de identidades (FERREIRA e GOMES, 2019). Os resultados nos levam a reconhecer de que forma o racismo estrutural dificulta o pertencimento identitário e como nossas práticas como futuros professores de línguas podem ser relevantes ao processo de ruptura de colonialidades." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID923_TB2822_21112023094003.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MELISSA OLIVEIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MELISSA" "autor_email" => "oliveiramelcontato@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }